Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20941

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor LUIZA ORNELAS CUNHA CRUZ DE SOUSA
Orientador ISNARD DOMINGOS FERRAZ
Outros membros Carlos Pires Gomes Souza
Título Incorporação de animações interativas e uso da plataforma arduino no ensino de eletricidade e magnetismo no Ensino Médio.
Resumo Atualmente, o ensino de física no Ensino Médio permanece fortemente ancorado em métodos tradicionais, nos quais predomina a exposição teórica unilateral. Esse formato de transposição didática, que centraliza o professor como detentor exclusivo do conhecimento, limita a participação ativa dos estudantes e dificulta a construção de uma compreensão efetiva dos fenômenos físicos, motivando o desinteresse de grande parte dos alunos por essa disciplina. Diante desse cenário, torna-se imperativo repensar as estratégias pedagógicas adotadas, buscando metodologias que estimulem a autonomia intelectual dos discentes e favoreçam uma aprendizagem mais investigativa, interativa e empírica. A introdução de recursos como simulações computacionais interativas e plataformas de prototipagem, a exemplo do Arduino, configura-se como uma alternativa promissora nesse processo de transformação do ensino de Física. Tais ferramentas permitem uma aproximação com a chamada “Física em tempo real”, conforme proposto por Sokoloff et al. (2007), ao proporcionar experiências práticas que colocam os estudantes em contato direto com os fenômenos estudados, promovendo descobertas genuínas a partir da experimentação. Nesse contexto, o presente projeto propõe, por meio de um roteiro de aula construído a partir de revisão bibliográfica, a incorporação de simulações interativas e da plataforma Arduino no ensino de eletricidade no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. O roteiro foi implementado com estudantes da terceira série do CAp-Coluni em uma aula prática, na qual as diferentes funcionalidades do Arduino foram utilizadas para demonstrar empiricamente os efeitos previstos pela Primeira Lei de Ohm, enquanto as simulações interativas atuaram como recurso complementar às aulas teóricas, contribuindo para a consolidação dos conceitos abordados. A partir de questionários aplicados antes e depois das atividades, avaliou-se como positiva a contribuição das ferramentas utilizadas com os estudantes. Os resultados observados na receptividade dos alunos ao modelo de aula direcionado apontam para o potencial das abordagens experimentais mediadas pela tecnologia na construção de um ensino mais atrativo, dinâmico e significativo para os estudantes do Ensino Médio.
Palavras-chave Física, Ensino, Simulações
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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