Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20918

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Bianca Alves da Costa Silva
Orientador VALTER MACHADO DA FONSECA
Título OS MUSEUS DA UFV COMO POTENCIAIS INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS: Uma proposição para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental
Resumo Introdução: A formação científica nos cursos de graduação, especialmente na Pedagogia, revela uma lacuna preocupante na alfabetização científica e na compreensão dos conceitos científicos. Este cenário impacta negativamente o ingresso na pós-graduação e a atuação docente na Educação Básica Estas são preocupações importantes deste projeto de IC. Considerando que a UFV abriga museus com vasto potencial educativo, este projeto propõe investigá-los como espaços não formais de ensino capazes de fomentar a construção de conceitos científicos entre estudantes de Pedagogia, com impacto direto na prática pedagógica no Ensino Fundamental. Objetivo Geral: Investigar como atividades teórico-práticas em museus da UFV podem contribuir para a construção de conceitos científicos no ensino de Ciências. Específicos:1) Compreender os processos de formação de conceitos científicos a partir de saberes espontâneos; 2) Analisar o potencial dos museus da UFV como espaços de alfabetização científica;3) Identificar abordagens didáticas utilizadas em materiais das escolas públicas de Viçosa (MG); 4) Propor atividades educativas integradas aos acervos dos museus da UFV. Metodologia: 1) Revisão bibliográfica e documental sobre alfabetização científica e ensino de Ciências; 2) Grupos focais com estudantes de Pedagogia para discussão de conceitos espontâneos e científicos; 3) Trabalhos de campo nos museus de Ciências da Terra, Zoologia e Botânica da UFV; 4) Análise de materiais didáticos utilizados no Ensino Fundamental das escolas públicas municipais. Resultados Esperados: Espera-se que os dados obtidos nas visitas técnicas e grupos focais revelem como os espaços museais favorecem a problematização dos saberes cotidianos, servindo como ponto de partida para a construção de conhecimentos científicos. Espera-se ainda produzir uma sequência de atividades educativas que possam ser aplicadas em escolas da rede pública de Viçosa, fortalecendo o vínculo entre universidade, escola e museu. Conclusão (parcial): Ainda em andamento, a pesquisa aponta que os museus da UFV, ao propiciarem experiências significativas e contextualizadas, possuem alto potencial para enriquecer o ensino de Ciências no Ensino Fundamental. A aproximação entre espaços não formais e práticas pedagógicas escolares pode ser uma estratégia eficaz na superação das lacunas de alfabetização científica identificadas na formação docente inicial.
Palavras-chave Ensino de Ciências, Ensino Fundamental, Alfabetização Científica
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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