| ISSN |
2237-9045 |
| Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
| Nível |
Graduação |
| Modalidade |
Pesquisa |
| Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática |
Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor |
Departamento de Educação |
| Bolsa |
FAPEMIG |
| Conclusão de bolsa |
Não |
| Apoio financeiro |
FAPEMIG |
| Primeiro autor |
Bianca Alves da Costa Silva |
| Orientador |
VALTER MACHADO DA FONSECA |
| Título |
OS MUSEUS DA UFV COMO POTENCIAIS INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS: Uma proposição para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental |
| Resumo |
Introdução: A formação científica nos cursos de graduação, especialmente na Pedagogia, revela uma lacuna preocupante na alfabetização científica e na compreensão dos conceitos científicos. Este cenário impacta negativamente o ingresso na pós-graduação e a atuação docente na Educação Básica Estas são preocupações importantes deste projeto de IC. Considerando que a UFV abriga museus com vasto potencial educativo, este projeto propõe investigá-los como espaços não formais de ensino capazes de fomentar a construção de conceitos científicos entre estudantes de Pedagogia, com impacto direto na prática pedagógica no Ensino Fundamental. Objetivo Geral: Investigar como atividades teórico-práticas em museus da UFV podem contribuir para a construção de conceitos científicos no ensino de Ciências. Específicos:1) Compreender os processos de formação de conceitos científicos a partir de saberes espontâneos; 2) Analisar o potencial dos museus da UFV como espaços de alfabetização científica;3) Identificar abordagens didáticas utilizadas em materiais das escolas públicas de Viçosa (MG); 4) Propor atividades educativas integradas aos acervos dos museus da UFV. Metodologia: 1) Revisão bibliográfica e documental sobre alfabetização científica e ensino de Ciências; 2) Grupos focais com estudantes de Pedagogia para discussão de conceitos espontâneos e científicos; 3) Trabalhos de campo nos museus de Ciências da Terra, Zoologia e Botânica da UFV; 4) Análise de materiais didáticos utilizados no Ensino Fundamental das escolas públicas municipais. Resultados Esperados: Espera-se que os dados obtidos nas visitas técnicas e grupos focais revelem como os espaços museais favorecem a problematização dos saberes cotidianos, servindo como ponto de partida para a construção de conhecimentos científicos. Espera-se ainda produzir uma sequência de atividades educativas que possam ser aplicadas em escolas da rede pública de Viçosa, fortalecendo o vínculo entre universidade, escola e museu. Conclusão (parcial): Ainda em andamento, a pesquisa aponta que os museus da UFV, ao propiciarem experiências significativas e contextualizadas, possuem alto potencial para enriquecer o ensino de Ciências no Ensino Fundamental. A aproximação entre espaços não formais e práticas pedagógicas escolares pode ser uma estratégia eficaz na superação das lacunas de alfabetização científica identificadas na formação docente inicial. |
| Palavras-chave |
Ensino de Ciências, Ensino Fundamental, Alfabetização Científica |
| Forma de apresentação..... |
Vídeo |