Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20874

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bonno Pina Olmedilha
Orientador ALEXSANDRA DE AVILA DURAES JANNOTTI FONTES
Outros membros Aline Berude Celirio, Gilvânya Cabral Teixeira, Íria Cecilia de Brito Barros, Isadora Xisto Silva, Júlia Monteiro de Morais, Larissa Cristina da Rocha Silva, LUCIANA RAMOS DE MOURA, Mariana Cordeiro Schneider
Título Criação de Super-heróis no Processo Seletivo de Projeto de Extensão: Potencialidades da Dinâmica em Grupo
Resumo Introdução: O sucesso de um projeto de extensão está intrinsecamente ligado à seleção criteriosa de seus integrantes, garantindo que os candidatos possuam as habilidades alinhadas aos objetivos propostos. Para o projeto multidisciplinar Cuidando do Ursinho (CDU), focado no trabalho em equipe, a dinâmica em grupo no processo seletivo é essencial. Ela permite identificar habilidades de comunicação, postura diante de divergências, e a capacidade de colaboração, além de observar a interação e potencialidades individuais e do grupo. Objetivos: Descrever a metodologia do processo seletivo e sua importância para identificar candidatos que contribuam significativamente com o projeto. Ações: A dinâmica do processo seletivo é realizada em quatro etapas: divisão dos participantes em grupos, orientação da atividade, desenvolvimento e apresentação. Atrelado a isso, é feita uma avaliação individual de cada partícipe. Para a divisão, é realizado um sorteio em que os participantes são distribuídos aleatoriamente em grupos heterogêneos. Posteriormente, é dada a orientação para o seguimento da atividade: levantar uma situação-problema, a qual a equipe considera relevante para abordar com crianças de 4 a 7 anos, público-alvo do projeto; apresentar propostas para mitigar o impasse, a partir da criação de um personagem-herói, utilizando-o como base para uma atividade lúdica, que deverá ser pensada e exposta de maneira criativa. Durante o desenvolvimento, os grupos se reúnem separadamente, acompanhados de um avaliador e recebem um prazo para concluir a tarefa. Neste tempo, é esperado que a atividade estimule discussões e fomente o trabalho em equipe. Após isso, cada grupo é encarregado de apresentar sua solução para os demais participantes e avaliadores. Isso envolve explicar a lógica por trás do personagem e como ele será utilizado na atividade proposta. Quanto ao método avaliativo, os candidatos são examinados em quatro categorias-chave: pró-atividade, comunicação, trabalho em equipe e postura. Cada categoria recebe uma nota de 0 a 5, em que 5 representa o desempenho excepcional e 0 o insatisfatório. Resultados: A partir da dinâmica em grupo, é possível não apenas avaliar e conhecer melhor os candidatos, para selecionar aqueles que mais se adequam às necessidades e perfil do projeto, como também a criação de um vínculo inicial entre os participantes. Além de introduzi-los às expectativas e proporcionar uma visão inicial do funcionamento do projeto ao qual serão integrados. Posto isso, credita-se ao processo seletivo, baseado na participação ativa dos membros do projeto, o crescimento e bom andamento de suas atividades ao longo do ano. Conclusões: Portanto, nota-se a importância da implementação da dinâmica apresentada ao processo seletivo na construção de um grupo diversificado, multidisciplinar, colaborativo e qualificado para o bom desenvolvimento do projeto de extensão.
Palavras-chave Trabalho em equipe, Ludoterapia, Criatividade.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,71 segundos.