| Outros membros |
Aline Berude Celirio, Gilvânya Cabral Teixeira, Íria Cecilia de Brito Barros, Isadora Xisto Silva, Júlia Monteiro de Morais, Larissa Cristina da Rocha Silva, LUCIANA RAMOS DE MOURA, Mariana Cordeiro Schneider |
| Resumo |
Introdução: O sucesso de um projeto de extensão está intrinsecamente ligado à seleção criteriosa de seus integrantes, garantindo que os candidatos possuam as habilidades alinhadas aos objetivos propostos. Para o projeto multidisciplinar Cuidando do Ursinho (CDU), focado no trabalho em equipe, a dinâmica em grupo no processo seletivo é essencial. Ela permite identificar habilidades de comunicação, postura diante de divergências, e a capacidade de colaboração, além de observar a interação e potencialidades individuais e do grupo. Objetivos: Descrever a metodologia do processo seletivo e sua importância para identificar candidatos que contribuam significativamente com o projeto. Ações: A dinâmica do processo seletivo é realizada em quatro etapas: divisão dos participantes em grupos, orientação da atividade, desenvolvimento e apresentação. Atrelado a isso, é feita uma avaliação individual de cada partícipe. Para a divisão, é realizado um sorteio em que os participantes são distribuídos aleatoriamente em grupos heterogêneos. Posteriormente, é dada a orientação para o seguimento da atividade: levantar uma situação-problema, a qual a equipe considera relevante para abordar com crianças de 4 a 7 anos, público-alvo do projeto; apresentar propostas para mitigar o impasse, a partir da criação de um personagem-herói, utilizando-o como base para uma atividade lúdica, que deverá ser pensada e exposta de maneira criativa. Durante o desenvolvimento, os grupos se reúnem separadamente, acompanhados de um avaliador e recebem um prazo para concluir a tarefa. Neste tempo, é esperado que a atividade estimule discussões e fomente o trabalho em equipe. Após isso, cada grupo é encarregado de apresentar sua solução para os demais participantes e avaliadores. Isso envolve explicar a lógica por trás do personagem e como ele será utilizado na atividade proposta. Quanto ao método avaliativo, os candidatos são examinados em quatro categorias-chave: pró-atividade, comunicação, trabalho em equipe e postura. Cada categoria recebe uma nota de 0 a 5, em que 5 representa o desempenho excepcional e 0 o insatisfatório. Resultados: A partir da dinâmica em grupo, é possível não apenas avaliar e conhecer melhor os candidatos, para selecionar aqueles que mais se adequam às necessidades e perfil do projeto, como também a criação de um vínculo inicial entre os participantes. Além de introduzi-los às expectativas e proporcionar uma visão inicial do funcionamento do projeto ao qual serão integrados. Posto isso, credita-se ao processo seletivo, baseado na participação ativa dos membros do projeto, o crescimento e bom andamento de suas atividades ao longo do ano. Conclusões: Portanto, nota-se a importância da implementação da dinâmica apresentada ao processo seletivo na construção de um grupo diversificado, multidisciplinar, colaborativo e qualificado para o bom desenvolvimento do projeto de extensão. |