Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20830

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Otavio Costa Fuly
Orientador PRISCILA RIBEIRO DORELLA
Outros membros ThaÍssa Alvarenga Santos
Título Análise da presença indígena nos livros didáticos da 1ª série do Cap Coluni: Sobre ausências e estereótipos
Resumo A prática de analisar os materiais didáticos do Colégio de Aplicação Coluni, fez possível alguns esclarecimentos quanto a forma como esses livros representam alguns assuntos, bem como também nos fez atribuir ao processo de ensino-aprendizagem, de forma criteriosa, algumas críticas. O foco da análise foi tanto quantitativa, no que toca a pluralidade de materiais postos à luz das discussões, quanto qualitativa, no sentido de pensar esses livros a partir das presenças indígenas, no plural. Buscamos analisar "o que" esses livros entendem como povos originários, "como" essa história é retratada - sé é atribuído à ela um viés de vencedor ou de derrotado, ou se é pensada toda essa conjuntura por moldes mais críticos, endossados por uma historiografia mais "próxima" à essas questões, bem como investigamos "quem" foram as(os) autoras(es) dos materiais, se essas pessoas eram ou tinham alguma ligação com algum povo indígena, pensando que essas perguntas nos abririam um caminho em direção - talvez da questão central - de "qual história indígena está sendo contada nesse livro?". Bom, longe de dar cabo às discussões sobre essa temática, abordaremos nos parágrafos que sucedem esse, alguns resultados, críticas e perspectivas que tivemos ao longo de todo esse ofício.
A questão norteadora do nosso núcleo PIBID-História no Coluni é a história indígena, isso proporcionou um foco maior nos conteúdos que tocam essa temática. trataremos aqui dos materiais e debates feitos na Primeira série do Ensino Médio. O saldo é reflexivo, alguns livros como o "História Global", do Gilberto Cotrim, trouxe uma perspectiva decolonial centrada nos povos indígenas de uma forma pouco específica, porém enfática, nos fazendo perceber que esse seria um livro mais amplo (geral), abordando a história dos povos originários de mesma maneira. Outros exemplos são os livros "Humanidades.doc Tempo e Espaço', do Ronaldo Vainfas et all., e o "Por dentro da História", do Pedro Santiago et all.. O primeiro possui em seu corpo um leque de imagens e documentos expressiva, ampliando, por exemplo, a quantidade de povos indígenas retratados, assim como de mapas de seus territórios e fotografias gerais. O segundo já demonstra uma perspectiva mais voltada para o pedagógico, no sentido de propor questões em maior quantidade e qualidade, tal qual também o faz com projetos interdisciplinares, de metodologias ativas, que debatem as histórias indígenas principalmente no recorte do território brasileiro.
Como breves conclusões, podemos perceber que a bibliografia apresentada nesses livros é superficial, sendo poucos os que realmente citam autores(as) indígenas, ou utilizam referências que tratam mais diretamente do assunto. Outra questão, é a constatação de uma ausência de reflexão sobre todo o tema, assim como também é notável a forma como a palavra "indígena" é utilizada, sendo muito mais vista como adjetivo e/ou substantivo, ao passo que é pouco substanciada e referenciada ao longo dos capítulos didáticos.
Palavras-chave História indígena, povos originários, livros didáticos
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.