Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20803

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Bianca Modesto Manja
Orientador TATIANA PIRES BARRELLA
Outros membros Beatriz Aparecida Silva de Paula, Ruthy Maria Rodrigues Macedo, SARAH SOUZA BRUMANO REIS
Título Entre a Diversidade e o Pertencimento: Desafios e Possibilidades da Inclusão Escolar na Educação do Campo
Resumo Este trabalho tem como tema central a inclusão de um estudante com deficiência física no Ensino Médio de uma escola do campo, situada na comunidade da Capivara, zona rural do município de São Miguel do Anta, Minas Gerais. A pesquisa foi desenvolvida por licenciandos do curso de Educação do Campo – Ciências da Natureza da Universidade Federal de Viçosa (LICENA), por meio das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao núcleo de Educação do Campo. O objetivo principal foi compreender de que maneira as práticas pedagógicas implementadas pelos pibidianos têm contribuído para o processo de inclusão escolar no contexto rural. O público-alvo foram os estudantes do 1º ano do Ensino Médio, com ênfase na participação ativa de um estudante com deficiência física, bem como na interação com seus colegas, professores e equipe pedagógica. A metodologia adotada teve caráter qualitativo, fundamentada em observações sistemáticas do cotidiano escolar, registros em diário de campo e no planejamento de atividades didáticas adaptadas às necessidades específicas do referido estudante. Dentre as ações realizadas, destaca-se uma atividade lúdica conduzida na disciplina de Física, denominada Torta na Cara, concebida como um recurso de revisão para a avaliação bimestral. A dinâmica consistiu em um quiz com perguntas relacionadas ao conteúdo da disciplina, no qual dois estudantes, um de cada gênero, posicionavam-se com as mãos nas orelhas enquanto a professora enunciava a questão. A resposta correta mais ágil conferia ao estudante o direito de aplicar uma “torta” (de forma simbólica e segura) no colega que errasse. Essa atividade foi cuidadosamente adaptada para assegurar a participação ativa e respeitosa do estudante com deficiência, promovendo sua inclusão de forma efetiva e equitativa no processo. Durante os acompanhamentos nas aulas de Química, também foi possível observar a constante integração do estudante às atividades propostas, com apoio contínuo da professora para assegurar sua plena participação no processo de aprendizagem. Os resultados apontam que o envolvimento dos pibidianos, aliado à escuta ativa da comunidade escolar e à elaboração de práticas pedagógicas contextualizadas, contribuiu significativamente para o fortalecimento do sentimento de pertencimento do estudante com deficiência. As ações de inclusão, construídas de maneira coletiva e em diálogo com a realidade do campo, demonstraram-se eficazes na valorização da diversidade no ambiente escolar. Conclui-se que a inclusão efetiva vai além da simples adaptação curricular: ela requer envolvimento, sensibilidade, e um compromisso ético e político com a construção de uma escola verdadeiramente democrática. Além de favorecer o desenvolvimento integral do estudante, o processo formativo vivenciado no âmbito do PIBID também transforma a prática docente dos licenciandos, reafirmando que ensinar e aprender são atos coletivos, comprometidos com a justiça social.
Palavras-chave Formação docente, Ensino Médio, Práticas pedagógicas inclusivas
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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