Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20801

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor 14260165658
Orientador MARIA SIMONE EUCLIDES
Outros membros DANIELA ALVES DE ALVES, HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Título Cotistas negros/as na pós-graduação: políticas de ações afirmativas e a reconfiguração epistêmica
Resumo Trata-se de uma ramificação da pesquisa desenvolvida no mestrado em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), titulada “Trilhando caminhos: presenças e agências negras nos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa-MG”. Esta pesquisa investigou o perfil de estudantes cotistas negros/as ingressantes nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu dos Centros de Ciências Humanas (CCH) e Ciências Exatas (CCE) da UFV, entre 2022 e 2023. A partir das narrativas dos/as discentes, buscou-se compreender como tem se efetivado suas presenças e agências nos respectivos programas de pós-graduação. A relevância do estudo está em oferecer dados detalhados sobre a realidade desses/as estudantes no que se refere ao acesso, permanência e produção de conhecimento, contribuindo para a avaliação das políticas de ações afirmativas e inclusivas de gênero, raça e classe. Os dados possibilitam refletir sobre estratégias que assegurem a assistência estudantil, reduzam a evasão e aprimorem as políticas públicas no contexto da UFV. O referencial teórico fundamentou-se em autoras e autores como Nilma Lino Gomes, Simone Euclides, Joselina da Silva, Silvio Almeida, Kabengele Munanga, Amélia Artes, Anna Venturini e João Feres Júnior, entre outros/as estudiosos/as. A abordagem metodológica foi qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas com os/as estudantes cotistas. Os resultados apontam que a UFV implementa cotas raciais nos programas de pós-graduação nos dois centros analisados. Contudo, a adoção do percentual mínimo de reserva de vagas resulta em maior presença de estudantes negros/as no CCE. Foi constatado que esses/as estudantes vivenciam discriminações relacionadas à raça, gênero e classe. As experiências diferem entre os centros: no CCE, há maior incidência de sexismo, além de dificuldades financeiras para aquisição de equipamentos essenciais às pesquisas. Já no CCH, tais dificuldades não foram mencionadas, e o sexismo aparece com menor intensidade. A política de cotas raciais tem impactado positivamente a vida dos/as discentes, tanto em nível individual quanto coletivo e familiar. Observou-se que suas produções acadêmicas frequentemente abordam, direta ou indiretamente, questões de raça, gênero e classe, ampliando o escopo temático das agendas de pesquisa e contribuindo para a construção de novas epistemologias no ambiente universitário
Palavras-chave Presenças e Agências Negras, Ações Afirmativas, Pós-graduação
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,68 segundos.