Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20795

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Clara de Paula Ribeiro
Orientador LUCIANA RAMOS DE MOURA
Outros membros Eduarda de Paula Mendes, Gabriel Meireles Araujo Pereira, TIAGO RICARDO MOREIRA, Vívian Rodrigues Dias
Título Fatores Associados ao Tempo de Tela na Primeira Infância em um Município da Zona da Mata Mineira.
Resumo Introdução: O avanço tecnológico e a popularização de dispositivos eletrônicos têm influenciado significativamente os hábitos infantis, especialmente na primeira infância, fase marcada por intenso desenvolvimento motor, cognitivo e social. A exposição precoce e crescente às telas suscita preocupações quanto aos possíveis impactos no desenvolvimento infantil. Objetivo: Analisar os fatores associados ao tempo de uso de telas na primeira infância em um município da Zona da Mata Mineira. Método: Estudo transversal realizado por meio da aplicação de questionário estruturado, on line, direcionado às famílias das crianças com idade entre 0 a 4 anos matriculadas em uma unidade de educação infantil. Foram investigadas características sociodemográficas e o uso de telas pelas crianças. A análise dos dados foi conduzida no software estatístico SPSS. Foram aplicados os testes do qui-quadrado, para verificar associações entre características familiares e o tempo de tela, e o teste t de Student, para comparação das médias entre grupos. O estudo foi aprovado pelo CEP/UFV sob número de parecer 6.574.953. Resultados: Observou-se que 86,3% das crianças eram expostas diariamente a telas, sendo a televisão o dispositivo mais utilizado. Além disso, 40,8% apresentaram tempo de tela superior ao recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, que orienta limites específicos conforme a faixa etária. A análise revelou associação estatisticamente significativa entre menor tempo de exposição às telas e três fatores: maior escolaridade materna, prática regular de atividades físicas pela criança e percepção dos responsáveis quanto aos prejuízos decorrentes do uso excessivo de telas. Embora a maioria dos pais conheça as recomendações e reconheça os riscos, muitos relataram dificuldades em limitar o uso, especialmente diante das demandas cotidianas e da sobrecarga de responsabilidades. As estratégias mais citadas para redução do tempo de exposição envolveram atividades lúdicas e brincadeiras ao ar livre. Conclusão: Conclui-se que a elevada exposição às telas na primeira infância permanece como um desafio, mesmo entre famílias conscientes dos riscos associados. Os resultados reforçam a necessidade de ações educativas que considerem as especificidades sociais e familiares, além de valorizarem o papel ativo dos responsáveis na mediação do uso de dispositivos com tela. Nesse contexto, a atuação conjunta de profissionais da saúde e da educação mostra-se estratégica, sobretudo por meio de ações de puericultura, educação em saúde e acompanhamento longitudinal das famílias, promovendo ambientes mais saudáveis e propícios ao desenvolvimento integral da criança.
Palavras-chave tempo de tela, desenvolvimento infantil, saúde da criança.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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