Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20792

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS10
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Adriely Ingrid Teixeira da Rocha
Orientador MARIA SIMONE EUCLIDES
Outros membros Cristina Maria da Silva, edilene de cássia jeronimo, Geralda Aparecida dos Santos Vianna, jaime augusto de jesus, LIDIANE CESARIO BARRETO, matheus Silva freitas, sabrina ramos cornélio, Yuri Leandro Cupertino Silva
Título Formação Acadêmica Afirmativa: diversidade na pós-graduação - IV
Resumo O projeto de extensão “Formação Acadêmica Afirmativa: diversidade na pós-graduação - IV”, foi criado em 2021, com o intuito de oportunizar espaços de formação à estudantes que se autodeclaram pretos, pardos, indígenas, quilombolas; em vulnerabilidade socioeconômica e LGBTQIAPN+ que desejam ingressar nos programas de pós-graduação (Mestrado e, ou, Doutorado) na área das Ciências Humanas de Instituições de Ensino Superior no Brasil. Atualmente, o projeto tem como público-alvo 50 participantes de várias regiões do país. As atividades do projeto neste ano, de 2025, tem se dado a partir da oferta de oficinas sobre leitura de editais; elaboração de projetos de pesquisa; oficinas sobre as regras e normas da ABNT, estudos sobre os elementos que compõem um texto dissertativo: preparação para a etapa da prova escrita; organização do currículo Lattes e Aulas Públicas, via Google Meet e YouTube. Além das oficinas, realizamos também tutorias, cuja finalidade é o acompanhamento individualizado de cada participante do projeto, permitindo um maior diálogo e escuta atenta aos caminhos percorridos por cada uma/um. Até o momento, foram realizadas oficinas de leitura de editais, elaboração do tema, problema, justificativa, objetivos (geral e específicos), referencial teórico e da revisão de literatura e oficina sobre busca por descritores, cinco reuniões de tutorias em grupo e a aula pública inaugural. É válido ressaltar que temos um público ativo e participativo, o que propicia trocas teóricas e metodológicas que enriqueceram o arcabouço do curso. A inserção das tutorias representa um espaço afetivo e efetivo de contato com as/os participantes do projeto, e importante momento de construção individual e coletiva de cada um/a no projeto, quer seja colaboradora/r, quer seja o público-alvo deste projeto. Mais do que encontros para retirar dúvidas sobre as oficinas, as tutorias se tornaram espaços concretos de diálogos, aprendizado e construção de laços para além da dimensão acadêmica. A escuta atenta às histórias de vida compartilhadas, entre nós, tem garantido a participação e permanência dos/as cursistas, de modo efetivo, no projeto. Outro ponto diz respeito ao trabalho coletivo e em parceria entre nós, equipe do projeto. Nossas intervenções sempre se dão de modo a agregar e somar saberes, intercambiando junto as nossas formações que são por vezes distintas, buscando os melhores caminhos, formas e didáticas para socializarmos nossas experiências e trajetórias acadêmicas junto a cada participante que também almeja estar no mestrado e/ou doutorado. Trata-se, portanto, de um trabalho potente e transformador, que não apenas prepara tecnicamente os cursistas para os processos seletivos da pós-graduação, mas também fortalece sua confiança e pertencimento acadêmico, ao promover um espaço de acolhimento, partilha e formação crítica.
Palavras-chave Palavras-chave: programas de pós graduação, diversidade, pessoas LGBTQPN+
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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