| Outros membros |
Cristina Maria da Silva, edilene de cássia jeronimo, Geralda Aparecida dos Santos Vianna, jaime augusto de jesus, LIDIANE CESARIO BARRETO, matheus Silva freitas, sabrina ramos cornélio, Yuri Leandro Cupertino Silva |
| Resumo |
O projeto de extensão “Formação Acadêmica Afirmativa: diversidade na pós-graduação - IV”, foi criado em 2021, com o intuito de oportunizar espaços de formação à estudantes que se autodeclaram pretos, pardos, indígenas, quilombolas; em vulnerabilidade socioeconômica e LGBTQIAPN+ que desejam ingressar nos programas de pós-graduação (Mestrado e, ou, Doutorado) na área das Ciências Humanas de Instituições de Ensino Superior no Brasil. Atualmente, o projeto tem como público-alvo 50 participantes de várias regiões do país. As atividades do projeto neste ano, de 2025, tem se dado a partir da oferta de oficinas sobre leitura de editais; elaboração de projetos de pesquisa; oficinas sobre as regras e normas da ABNT, estudos sobre os elementos que compõem um texto dissertativo: preparação para a etapa da prova escrita; organização do currículo Lattes e Aulas Públicas, via Google Meet e YouTube. Além das oficinas, realizamos também tutorias, cuja finalidade é o acompanhamento individualizado de cada participante do projeto, permitindo um maior diálogo e escuta atenta aos caminhos percorridos por cada uma/um. Até o momento, foram realizadas oficinas de leitura de editais, elaboração do tema, problema, justificativa, objetivos (geral e específicos), referencial teórico e da revisão de literatura e oficina sobre busca por descritores, cinco reuniões de tutorias em grupo e a aula pública inaugural. É válido ressaltar que temos um público ativo e participativo, o que propicia trocas teóricas e metodológicas que enriqueceram o arcabouço do curso. A inserção das tutorias representa um espaço afetivo e efetivo de contato com as/os participantes do projeto, e importante momento de construção individual e coletiva de cada um/a no projeto, quer seja colaboradora/r, quer seja o público-alvo deste projeto. Mais do que encontros para retirar dúvidas sobre as oficinas, as tutorias se tornaram espaços concretos de diálogos, aprendizado e construção de laços para além da dimensão acadêmica. A escuta atenta às histórias de vida compartilhadas, entre nós, tem garantido a participação e permanência dos/as cursistas, de modo efetivo, no projeto. Outro ponto diz respeito ao trabalho coletivo e em parceria entre nós, equipe do projeto. Nossas intervenções sempre se dão de modo a agregar e somar saberes, intercambiando junto as nossas formações que são por vezes distintas, buscando os melhores caminhos, formas e didáticas para socializarmos nossas experiências e trajetórias acadêmicas junto a cada participante que também almeja estar no mestrado e/ou doutorado. Trata-se, portanto, de um trabalho potente e transformador, que não apenas prepara tecnicamente os cursistas para os processos seletivos da pós-graduação, mas também fortalece sua confiança e pertencimento acadêmico, ao promover um espaço de acolhimento, partilha e formação crítica. |