Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20784

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Econômicas: ODS9
Setor Departamento de Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thales Henrique Prado de Paula
Orientador LUIS BARBOSA PIRES
Outros membros Erika Peixoto Pimenta
Título Modelos Experimentais para Termodinâmica Estocástica: Máquinas Térmicas Informacionais
Resumo Este projeto propõe a implementação experimental de uma máquina térmica mesoscópica baseada na combinação de técnicas de feedback com a manipulação óptica de uma micropartícula semicondutora. Experimentos anteriores demonstraram que a amplitude das oscilações dessa partícula depende da orientação relativa entre seu eixo de oscilação e a direção de polarização linear de uma pinça óptica. A proposta consiste em utilizar a informação obtida por meio da medida em tempo real do eixo de oscilação como recurso informacional — ou "combustível" — para controlar dinamicamente a polarização do feixe. O trabalho extraído será quantificado pela amplitude das oscilações sustentadas no estado estacionário, estabelecendo uma relação direta entre informação adquirida, controle aplicado e desempenho da máquina térmica.

Espera-se desenvolver uma plataforma experimental capaz de quantificar observáveis termodinâmicos fundamentais de uma máquina térmica. A partir disso, será possível estabelecer métricas que caracterizem o desempenho da máquina, permitindo comparar e otimizar protocolos de controle baseados em informação.

A proposta está estruturada em três etapas principais: (i) comunicação entre hardwares, (ii) implementação de feedback e (iii) modelagem termodinâmica.
Na etapa (i), o objetivo é configurar e integrar diferentes dispositivos, como uma câmera de alta velocidade e um motor de passo controlado por um Arduino. Serão utilizadas bibliotecas em Python para desenvolver algoritmos capazes de identificar, em tempo real, a posição de uma micropartícula. Além disso, serão realizadas a caracterização da latência do sistema e a otimização dos protocolos de resposta e controle.
Na etapa (ii), serão investigadas diferentes estratégias de feedback aplicadas ao controle dinâmico do sistema. A direção de polarização do laser será ajustada em tempo real com base na posição angular da partícula, buscando maximizar a amplitude de suas oscilações.
Por fim, a etapa (iii) será dedicada à modelagem termodinâmica do sistema com base nos princípios da termodinâmica estocástica. O foco estará na extração de grandezas como trabalho, potência, entropia e informação mútua a partir das trajetórias experimentais da partícula, com o intuito de quantificar o desempenho da máquina térmica informacional.

Já foram desenvolvidos códigos em Python capazes de capturar imagens por meio da câmera de alta velocidade e identificar, em tempo real, a posição da partícula aprisionada.. A comunicação entre o algoritmo de aquisição de dados e o Arduino, responsável pelo controle do motor de passo, também já foi implementada com sucesso. Atualmente, estão sendo conduzidos experimentos para caracterizar a latência do sistema e otimizar os parâmetros de controle do motor. Esses resultados preliminares, juntamente com os primeiros testes de implementação do protocolo de feedback, serão apresentados no simpósio.
Palavras-chave Pinças óticas, Termodinâmica Estocástica, Máquinas térmicas
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,69 segundos.