Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20778

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Econômicas: ODS9
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq, Outros
Primeiro autor Lívia Damasceno Ribeiro
Orientador JOSE MARIA FRANCO DE CARVALHO
Outros membros DIOGO SILVA DE OLIVEIRA, FLAVIO ANTONIO FERREIRA, JOSE CARLOS LOPES RIBEIRO, KLEOS MAGALHAES LENZ CESAR JUNIOR
Título Integração entre um Sistema de Gerenciamento de Pontes (SGP) e Building Information Modeling (BIM) por meio de um Plug-in personalizado do Revit.
Resumo Pontes são elementos essenciais da infraestrutura de transporte, exigindo inspeções cuidadosas para identificar patologias e, quando necessário, viabilizar ações de recuperação que garantam segurança, capacidade de carga e conforto. Diante disso, torna-se necessário o desenvolvimento de novas tecnologias que auxiliem na inspeção, gestão e manutenção dessas estruturas. Essa pesquisa propõe uma ferramenta que integra o Sistema de Gerenciamento de Pontes (SGP), desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com o DNIT, à modelos BIM por meio de um Plug-in personalizado do Revit. A metodologia adotada baseia-se na coleta de dados por meio de um dispositivo móvel vinculado ao SGP, no qual o inspetor de campo registra as informações relacionadas à ponte, aos elementos e às manifestações patológicas observadas. Esses dados, armazenados em um banco de dados SQL Server, incluem imagens, vídeos, áudios, textos e documentos. A estrutura do Plug-in consiste em duas abas principais: uma para a inserção de famílias paramétricas dos danos e outra para a visualização das informações relacionadas a esses danos. Na aba de inserção, o usuário seleciona a ponte, o elemento e o dano correspondente, então uma imagem do dano é carregada e parâmetros como o ID desse dano são preenchidos automaticamente na família. Além disso, a família de danos recebe uma cor de acordo com o nível de gravidade registrado no banco de dados. Na aba de visualização, ao selecionar uma família de dano previamente carregada ao modelo, o Plug-in consulta o banco de dados com base no ID do dano disponível nos parâmetros da família e exibe informações detalhadas do dano, do elemento e da ponte correspondente. O Plug-in é capaz de reproduzir mídia como imagens (dentro do ambiente do Revit), vídeos, áudios ou documentos (em aplicativos padrão de reprodução dessas mídias). Os resultados preliminares demonstraram o correto funcionamento das funcionalidades implementadas no Plug-in, como inserção de famílias, carregamento automático de parâmetros, atribuição de materiais correspondentes ao nível de gravidade e consulta ao banco de dados. A próxima etapa da pesquisa inclui o desenvolvimento de uma terceira aba para a inserção automática dos danos no modelo com base em coordenadas globais e relativas aos elementos da ponte, além do estudo de caso demonstrando a aplicabilidade do método em contextos reais de inspeção de pontes. O estudo conclui que a ferramenta desenvolvida permite, além visualização das manifestações patológicas no modelo, o acesso a diversas informações obtidas por meio das inspeções de forma centralizada, interativa e dinâmica, promovendo maior eficiência na tomada de decisões relacionadas à manutenção, reabilitação e monitoramento de pontes.
Palavras-chave BIM, SGP, Plug-in do Revit.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,71 segundos.