Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20768

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Camila Silva de Araujo Camara
Orientador LUCIANA RAMOS DE MOURA
Outros membros Aline Berude Celirio, Júlia Monteiro de Morais, Larissa Cristina da Rocha Silva, Luana Alves Pagoto, Luana Negreiros Silva, Maria Dutra Tavares, Maria Eulália Silva Queiroz, Maria Fernanda Ribeiro dos Anjos
Título Educação em Saúde e Alimentação Saudável na Primeira Infância: a Experiência do Projeto Cuidando do Ursinho em Escolas de Viçosa - MG
Resumo Introdução: A ludoterapia, aliada à educação em saúde, é uma ferramenta útil para compartilhar conhecimentos
e empoderar crianças, tornando-as críticas e reflexivas em seu próprio desenvolvimento. Diante dos altos índices
de insegurança alimentar no Brasil e das consequências da má alimentação na primeira infância, abordar a
alimentação saudável torna-se importantíssimo. Com esse propósito, nos anos de 2023 e 2024, o Projeto de
Extensão Cuidando do Ursinho (CDU) implementou a atividade “Nutrição e Saúde”, em escolas municipais de
Viçosa-MG. Objetivos: Relatar a realização da atividade “Nutrição e Saúde” com crianças de 4 a 6 anos,
destacando sua importância em fomentar uma alimentação saudável e equilibrada. Descrição das principais
ações: A atividade lúdica, com cerca de 1 hora, foi estruturada em quatro etapas: contextualização, dominó da
alimentação, semáforo dos alimentos, e música/encerramento. Inicialmente, um membro do projeto, vestido de
nutricionista, apresentou sua função de “renovar as energias dos ursinhos”. Em seguida, o BatPanela, cozinheiro
de comidas saudáveis deliciosas (outro integrante), introduziu o Dominó da Alimentação (etapa 2). Neste jogo,
as crianças, em roda, conectaram peças, associando alimentos a seus principais nutrientes (vitaminas e minerais,
proteínas, lipídios ou carboidratos), através da paridade de cores do fundo das peças. Na terceira parte, usando
um Semáforo dos Alimentos, cada criança posicionou a figura de um alimento na cor correspondente (verde para
saudável, amarelo para moderação, vermelho para evitar), com ajustes e reforço de que não há alimentos
proibidos, mas sim os que não devem ser consumidos com frequência. Para finalizar, a música “Rock das Frutas”
foi escutada para introduzir às crianças uma série de nomes de frutas. Resultados: O projeto CDU realiza
atividades semanais de educação em saúde, complementando as histórias para que os “ursinhos” (representando
as crianças) fiquem saudáveis dentro da “Ursolândia”. A dinâmica “Nutrição e Saúde” abordou diversos tipos e
classes alimentares, familiarizando as crianças com opções saudáveis e desmistificando a proibição de certos
alimentos, priorizando o equilíbrio nutricional em suas realidades. Entende-se que muitas dessas crianças fazem
suas refeições na escola, ou têm hábitos alimentares domiciliares influenciados por condições socioeconômicas,
e a atividade buscou oferecer um contexto em que a alimentação saudável se torna acessível e compreendida.
Conclusões: Conclui-se que, com a implementação dessa atividade, as crianças participantes aprenderam o que é
uma alimentação saudável e quais alimentos devem ser priorizados em suas refeições, levando em consideração
a realidade e contexto socioeconômico de cada um. O projeto demonstra a eficácia da ludoterapia para promover
a educação alimentar e capacitar as crianças a fazerem escolhas mais conscientes.
Palavras-chave Educação em Saúde, Saúde da Criança, Alimentação Saudável.
Forma de apresentação..... Vídeo
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