| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Extensão |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS3 |
| Setor | Departamento de Medicina e Enfermagem |
| Bolsa | Não se Aplica |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Camila Silva de Araujo Camara |
| Orientador | LUCIANA RAMOS DE MOURA |
| Outros membros | Aline Berude Celirio, Júlia Monteiro de Morais, Larissa Cristina da Rocha Silva, Luana Alves Pagoto, Luana Negreiros Silva, Maria Dutra Tavares, Maria Eulália Silva Queiroz, Maria Fernanda Ribeiro dos Anjos |
| Título | Educação em Saúde e Alimentação Saudável na Primeira Infância: a Experiência do Projeto Cuidando do Ursinho em Escolas de Viçosa - MG |
| Resumo | Introdução: A ludoterapia, aliada à educação em saúde, é uma ferramenta útil para compartilhar conhecimentos e empoderar crianças, tornando-as críticas e reflexivas em seu próprio desenvolvimento. Diante dos altos índices de insegurança alimentar no Brasil e das consequências da má alimentação na primeira infância, abordar a alimentação saudável torna-se importantíssimo. Com esse propósito, nos anos de 2023 e 2024, o Projeto de Extensão Cuidando do Ursinho (CDU) implementou a atividade “Nutrição e Saúde”, em escolas municipais de Viçosa-MG. Objetivos: Relatar a realização da atividade “Nutrição e Saúde” com crianças de 4 a 6 anos, destacando sua importância em fomentar uma alimentação saudável e equilibrada. Descrição das principais ações: A atividade lúdica, com cerca de 1 hora, foi estruturada em quatro etapas: contextualização, dominó da alimentação, semáforo dos alimentos, e música/encerramento. Inicialmente, um membro do projeto, vestido de nutricionista, apresentou sua função de “renovar as energias dos ursinhos”. Em seguida, o BatPanela, cozinheiro de comidas saudáveis deliciosas (outro integrante), introduziu o Dominó da Alimentação (etapa 2). Neste jogo, as crianças, em roda, conectaram peças, associando alimentos a seus principais nutrientes (vitaminas e minerais, proteínas, lipídios ou carboidratos), através da paridade de cores do fundo das peças. Na terceira parte, usando um Semáforo dos Alimentos, cada criança posicionou a figura de um alimento na cor correspondente (verde para saudável, amarelo para moderação, vermelho para evitar), com ajustes e reforço de que não há alimentos proibidos, mas sim os que não devem ser consumidos com frequência. Para finalizar, a música “Rock das Frutas” foi escutada para introduzir às crianças uma série de nomes de frutas. Resultados: O projeto CDU realiza atividades semanais de educação em saúde, complementando as histórias para que os “ursinhos” (representando as crianças) fiquem saudáveis dentro da “Ursolândia”. A dinâmica “Nutrição e Saúde” abordou diversos tipos e classes alimentares, familiarizando as crianças com opções saudáveis e desmistificando a proibição de certos alimentos, priorizando o equilíbrio nutricional em suas realidades. Entende-se que muitas dessas crianças fazem suas refeições na escola, ou têm hábitos alimentares domiciliares influenciados por condições socioeconômicas, e a atividade buscou oferecer um contexto em que a alimentação saudável se torna acessível e compreendida. Conclusões: Conclui-se que, com a implementação dessa atividade, as crianças participantes aprenderam o que é uma alimentação saudável e quais alimentos devem ser priorizados em suas refeições, levando em consideração a realidade e contexto socioeconômico de cada um. O projeto demonstra a eficácia da ludoterapia para promover a educação alimentar e capacitar as crianças a fazerem escolhas mais conscientes. |
| Palavras-chave | Educação em Saúde, Saúde da Criança, Alimentação Saudável. |
| Forma de apresentação..... | Vídeo |
| Link para apresentação | Vídeo |
|---|