| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS3 |
| Setor | Departamento de Medicina e Enfermagem |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Marina Brito Silveira |
| Orientador | LUCIANA RAMOS DE MOURA |
| Outros membros | ALEXSANDRA DE AVILA DURAES JANNOTTI FONTES, Fernanda Leyr Aguiar das Neves, Júlia Monteiro de Morais, Kaline Batista Fernandes |
| Título | O Lúdico no Cuidado da Saúde Pediátrica: Métodos Terapêuticos e Outras Formas Criativas de Abordagem |
| Resumo | Introdução: O ambiente hospitalar é frequentemente um local de desconforto para crianças. Para trazer mais leveza a esses espaços, é possível incorporar elementos recreativos como brinquedos, atividades pedagógicas e músicas. Tais cuidados auxiliam as crianças na adaptação ao contexto hospitalar gerenciando medo, ansiedade e tristeza. Assim, cria-se um ambiente mais acolhedor, em que atividades lúdicas tornam o atendimento em saúde mais agradável e eficaz. Objetivo: Compreender os benefícios de práticas lúdicas no cuidado à criança em ambiente hospitalar. Metodologia: Este resumo, resultado de uma revisão de literatura, investigou os efeitos terapêuticos da ludicidade na saúde pediátrica. A busca por artigos, realizada no Portal Capes, utilizou os descritores: “child health” e “play therapy”, conectados pelo operador booleano AND. Como critérios de inclusão, consideraram-se os estudos publicados de 2015 a 2025, nos idiomas português, inglês e espanhol, excluindo-se artigos de revisão. Resultados: Conforme a metodologia, 23 estudos foram encontrados, e quatro deles foram selecionados para a análise. Observou-se que atividades interativas no hospital contribuem significativamente para a adaptação infantil, minimizando o sofrimento emocional e psíquico. A ludoterapia, alinhada à humanização e educação em saúde, empodera a criança como protagonista de seu cuidado por facilitar a compreensão do tratamento e estreitar o vínculo do trinômio criança - profissional de saúde - família trazendo impactos diretos na adesão ao tratamento. Para tanto, recursos eficazes incluem fantoches, brinquedos, cartilhas, incorporação de personagens infantis, contação de histórias, teatro, dinâmicas, massinhas, bonecos terapêuticos, apresentações artísticas, músicas e poemas, todas adaptáveis ao contexto. As famílias consideram a ludoterapia essencial na recuperação, tornando a experiência vivenciada menos estressante e mais compreensível. Por outro lado, apesar dos benefícios citados, estudos indicam baixa preparo e disponibilidade dos profissionais de saúde nas abordagens lúdicas em ambiente hospitalar, o que pode refletir falta de apoio e visibilidade desta temática nas instituições hospitalares. Conclusões: Esta revisão reitera a essencialidade das práticas lúdicas no âmbito hospitalar pediátrico como importante estratégia voltada à humanização do cuidado e ao bem-estar infantil, promovendo impactos positivos no tratamento e no vínculo entre a equipe, a criança e a família. A baixa qualificação de profissionais e a carência de suporte institucional na implementação das ações lúdicas são desafios importantes. Conclui-se, assim, que o investimento na formação lúdica dos profissionais de saúde é fundamental para a efetividade do cuidado. |
| Palavras-chave | Ludoterapia, Saúde da Criança, Revisão de Literatura |
| Forma de apresentação..... | Vídeo |
| Link para apresentação | Vídeo |
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