Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20767

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marina Brito Silveira
Orientador LUCIANA RAMOS DE MOURA
Outros membros ALEXSANDRA DE AVILA DURAES JANNOTTI FONTES, Fernanda Leyr Aguiar das Neves, Júlia Monteiro de Morais, Kaline Batista Fernandes
Título O Lúdico no Cuidado da Saúde Pediátrica: Métodos Terapêuticos e Outras Formas Criativas de Abordagem
Resumo Introdução: O ambiente hospitalar é frequentemente um local de desconforto para crianças. Para trazer mais
leveza a esses espaços, é possível incorporar elementos recreativos como brinquedos, atividades pedagógicas e
músicas. Tais cuidados auxiliam as crianças na adaptação ao contexto hospitalar gerenciando medo, ansiedade e
tristeza. Assim, cria-se um ambiente mais acolhedor, em que atividades lúdicas tornam o atendimento em saúde
mais agradável e eficaz. Objetivo: Compreender os benefícios de práticas lúdicas no cuidado à criança em
ambiente hospitalar. Metodologia: Este resumo, resultado de uma revisão de literatura, investigou os efeitos
terapêuticos da ludicidade na saúde pediátrica. A busca por artigos, realizada no Portal Capes, utilizou os
descritores: “child health” e “play therapy”, conectados pelo operador booleano AND. Como critérios de
inclusão, consideraram-se os estudos publicados de 2015 a 2025, nos idiomas português, inglês e espanhol,
excluindo-se artigos de revisão. Resultados: Conforme a metodologia, 23 estudos foram encontrados, e quatro
deles foram selecionados para a análise. Observou-se que atividades interativas no hospital contribuem
significativamente para a adaptação infantil, minimizando o sofrimento emocional e psíquico. A ludoterapia,
alinhada à humanização e educação em saúde, empodera a criança como protagonista de seu cuidado por facilitar
a compreensão do tratamento e estreitar o vínculo do trinômio criança - profissional de saúde - família trazendo
impactos diretos na adesão ao tratamento. Para tanto, recursos eficazes incluem fantoches, brinquedos, cartilhas,
incorporação de personagens infantis, contação de histórias, teatro, dinâmicas, massinhas, bonecos terapêuticos,
apresentações artísticas, músicas e poemas, todas adaptáveis ao contexto. As famílias consideram a ludoterapia
essencial na recuperação, tornando a experiência vivenciada menos estressante e mais compreensível. Por outro
lado, apesar dos benefícios citados, estudos indicam baixa preparo e disponibilidade dos profissionais de saúde
nas abordagens lúdicas em ambiente hospitalar, o que pode refletir falta de apoio e visibilidade desta temática
nas instituições hospitalares. Conclusões: Esta revisão reitera a essencialidade das práticas lúdicas no âmbito
hospitalar pediátrico como importante estratégia voltada à humanização do cuidado e ao bem-estar infantil,
promovendo impactos positivos no tratamento e no vínculo entre a equipe, a criança e a família. A baixa
qualificação de profissionais e a carência de suporte institucional na implementação das ações lúdicas são
desafios importantes. Conclui-se, assim, que o investimento na formação lúdica dos profissionais de saúde é
fundamental para a efetividade do cuidado.
Palavras-chave Ludoterapia, Saúde da Criança, Revisão de Literatura
Forma de apresentação..... Vídeo
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