Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20742

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Laura Beatriz Arantes de Martins
Orientador LUCIANA RAMOS DE MOURA
Outros membros ALEXSANDRA DE AVILA DURAES JANNOTTI FONTES, Anna Alice Oliveira Rupf, Bonno Pina Olmedilha, Lavínia Moura Gonçalves
Título Práticas de Educação Sexual Infantil: Estratégias para a Construção da Consciência Corporal, Limites e Respeito
Resumo Introdução: As temáticas relacionadas à sexualidade na infância são frequentemente tratadas como tabu,
gerando desinformação e preconceitos, que vulnerabilizam crianças. A educação sexual, nesse contexto, é uma
ferramenta essencial para prevenção de abusos e fortalecimento de valores, como respeito e limites. Para que
esse diálogo ocorra de maneira eficaz, é necessário: ambiente seguro, linguagem adequada à faixa etária,
recursos didáticos e profissionais capacitados. Objetivos: Investigar, por revisão de literatura, as práticas de
educação sexual infantil focadas em consciência corporal, estabelecimento de limites e desenvolvimento do
respeito, compreendendo como contribuem para o desenvolvimento integral da criança. Metodologia: Trata-se
de uma revisão de literatura realizada nas bases de dados PubMed, SciELO e Google Acadêmico, utilizando os
descritores “atenção à saúde”, “educação sexual”, “criança” e “educação em saúde”, conectados pelo operador
booleano AND. Incluídos artigos publicados de 2015 a 2025 e documentos de referência nacionais, redigidos em
português. Resultados: Os sete estudos analisados evidenciam a relevância de estratégias de educação sexual
infantil centradas na consciência corporal, respeito mútuo e limites. A introdução da educação sexual desde os
primeiros anos de vida é fundamental para a prevenção de violências e a promoção do bem-estar, sobretudo
diante do aumento dos casos de abusos contra a criança no Brasil. A omissão ou o adiamento dessa discussão
perpetua a desinformação e aumenta a vulnerabilidade da criança. Família e escola têm responsabilidades
compartilhadas na proteção e na formação da criança. Cabe a esses atores sociais ensinar, de forma conjunta, o
cuidado com o próprio corpo, a imposição de limites e o respeito ao outro. O uso de estratégias lúdicas se
destaca como uma forma eficaz de tratar o tema com naturalidade, possibilitando maior compreensão e
acolhimento por parte das crianças. As atividades devem ser adequadamente planejadas a partir da faixa etária da
criança, e devem estimular a criatividade, a organização do pensamento, a expressão emocional e a capacidade
de tomada de decisões. Essa abordagem contribui para formar crianças mais conscientes de seu corpo e seus
sentimentos, tornando-as mais aptas a identificar e denunciar situações de abuso. Conclusões: Com base na
revisão realizada, compreende-se que, apesar de a sexualidade ainda ser um tema tabu, ela é parte constitutiva do
ser humano e está presente desde a infância. A educação sexual, portanto, deve ser compreendida como uma
necessidade social e de saúde pública. Quando aplicada de forma planejada e adaptada à idade da criança, por
meio de ferramentas lúdicas e pedagógicas, contribui significativamente para o autoconhecimento, o
fortalecimento da consciência corporal, o respeito e a proteção contra abusos. A abordagem educativa, sensível,
ética e respeitosa sobre o tema é essencial para o desenvolvimento saudável e integral da criança.
Palavras-chave Educação Sexual, Saúde da Criança, Revisão de Literatura.
Forma de apresentação..... Vídeo
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