| Resumo |
A legislação brasileira assegura que todos os alunos da Educação Básica tenham acesso aos conteúdos da disciplina de Sociologia. Nesse contexto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em sua área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, estabelece diretrizes que buscam contribuir para a formação ética, crítica e cidadã dos estudantes, promovendo o respeito à diversidade, aos direitos humanos e à valorização do pensamento autônomo. Considerando essas diretrizes, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a aplicação de jogos didáticos digitais como recurso pedagógico no ensino de Sociologia para estudantes surdos, tendo como foco principal a promoção da acessibilidade e da aprendizagem significativa. A pesquisa parte da compreensão de que, para além do cumprimento legal, é necessário refletir sobre as metodologias utilizadas em sala de aula e sobre o quanto estas dialogam com as necessidades específicas dos alunos surdos, respeitando sua língua, cultura e modos de aprender. O referencial teórico está fundamentado nas discussões sobre tecnologias assistivas, especialmente no contexto da educação bilíngue (Português/Libras), para assim facilitar o acesso aos conteúdos de Sociologia. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, baseada em uma pesquisa-ação desenvolvida em uma escola estadual situada no interior do estado de Minas Gerais, onde há um estudante surdo regularmente matriculado no Ensino Médio. As etapas da investigação incluem o planejamento e desenvolvimento de jogos didáticos digitais, aplicação prática dos materiais em sala de aula e posterior coleta de feedbacks tanto do estudante quanto dos professores envolvidos, para possíveis reformulações e melhorias. O conteúdo dos jogos abrange temas sociológicos e antropológicos, envolvendo o conceito de cultura, e foi estruturado de forma visual, interativa e bilíngue, visando favorecer a compreensão conceitual e estimular o protagonismo do estudante surdo. Além de promover o acesso ao conteúdo curricular, a pesquisa busca compreender os impactos do uso desses recursos na participação ativa do aluno, em seu engajamento e na mediação do conhecimento. Trata-se de uma ação concreta e transformadora, que alia tecnologia, inclusão e inovação pedagógica. Espera-se que os resultados contribuam para o fortalecimento de práticas docentes mais acessíveis, sensíveis às especificidades da comunidade surda, e que possam inspirar a adoção de metodologias semelhantes em outras escolas, áreas do conhecimento e contextos educacionais diversos. |