Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20673

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Econômicas: ODS11
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Pedro Jardel Barbosa Pinto
Orientador AFONSO DE PAULA DOS SANTOS
Outros membros EDER TEIXEIRA MARQUES
Título Desenvolvimento de uma Plataforma de Mapeamento Colaborativo para Cadastro Territorial Multifinalitário
Resumo O Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) é um instrumento essencial à gestão urbana, subsidiando o planejamento territorial e a justiça fiscal municipal. Entretanto, a realidade brasileira evidencia deficiências estruturais e operacionais que comprometem sua efetividade, sobretudo no tocante à atualização contínua e à abrangência das bases de dados cadastrais. Diante desse cenário, este projeto propõe o desenvolvimento de uma plataforma online de mapeamento colaborativo voltada à coleta e validação de informações geográficas voluntárias, integradas ao CTM por meio de um sistema técnico de fluxo contínuo. A proposta busca democratizar o acesso à atualização cadastral e fornecer apoio técnico à administração pública na manutenção dos dados urbanos.
A metodologia será dividida em quatro planos: (i) levantamento de requisitos da plataforma e contextualização no âmbito do CTM; (ii) modelagem de um banco de dados geográfico (BDG) conforme as Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV), utilizando PostgreSQL/PostGIS; (iii) configuração de um servidor de mapas baseado no GeoServer, adotando padrões OGC (WMS, WFS, WFS-T) para disponibilização dos dados; e (iv) desenvolvimento da plataforma colaborativa sobre o framework GeoNode, com funcionalidades específicas de edição de feições, controle de acesso e visualização de dados.
A plataforma será integrada a um núcleo de dados cadastrais estruturado em observância aos padrões nacionais. O elemento central consiste na inscrição cadastral, entendida, no âmbito do CTM como o identificador unívoco de uma parcela imobiliária. Tal núcleo deve possuir informações que sejam capazes de catalogar, descrever e posicionar geograficamente os elementos de lotes, edificações, logradouros e unidades cadastrais urbanas.
A utilização integrada do GeoServer e do GeoNode permitirá o manuseio gráfico de dados geoespaciais em ambiente Web, diferenciando as camadas de visualização (padrão OGC WFS) e de edição (padrão OGC WFS-T). Por fim, o projeto prevê a utilização de elementos como o Python, Docker e NGINX para a implantação e publicação do sistema em um DataCenter. A estrutura proposta considera os diversos agentes envolvidos no processo de atualização cadastral — administração pública, técnicos, cadastradores e contribuintes — promovendo um fluxo contínuo de dados com mecanismos de controle, validação e integração cartográfica.
O principal resultado almejado com o desenvolvimento da plataforma de mapeamento cadastral colaborativo consiste em construir, documentar e disponibilizar a plataforma proposta em ambiente Web. As funcionalidades do sistema baseiam-se em garantir a consulta/visualização de informações cartográficas cadastrais em um ambiente geográfico digital, permitir a identificação do usuário e a edição de dados cartográficos cadastrais de forma colaborativa, além de garantir a inserção de dados cadastrais voluntários, sobretudo em regiões com ausência de cobertura.
Palavras-chave Cadastro Territorial Multifinalitário, Mapeamento Colaborativo, Informações Geográficas Voluntárias.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,73 segundos.