| Resumo |
PAULA, Silvania Carla de Souza; FIALHO, Josiane Aparecida Rodrigues; BARRELLA, Tatiana Pires
O uso de recursos humorísticos no contexto educacional configura-se como uma estratégia eficaz para engajar os alunos e facilitar a compreensão de conceitos complexos. Charges, tiras de humor e histórias em quadrinhos são exemplos tradicionais de como o humor pode ser incorporado ao ensino de Ciências da Natureza e Física. Nesse contexto, os memes vão além de simples imagens engraçadas compartilhadas nas redes sociais, podendo constituir uma ferramenta educacional poderosa — especialmente no Ensino Médio, considerando que os estudantes estão imersos na cultura digital e, em particular, na linguagem dos memes. Este trabalho, oriundo de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, da Universidade Federal de Viçosa, teve como objetivo explorar o potencial dos memes como ferramenta pedagógica. Para isso, buscou-se evidenciar sua relevância, delimitar seu escopo de aplicação e produzir uma cartilha de memes como recurso didático voltado aos professores de Física do Ensino Médio. A coleta dos memes foi realizada por meio de buscas na internet, utilizando o Google Imagens e as redes sociais Facebook e Instagram, com os descritores “memes” e “física”. A seleção ocorreu de forma criteriosa, considerando a pertinência dos conteúdos às temáticas de Física do Ensino Médio, bem como o potencial humorístico e educativo de cada imagem escolhida. Ao todo, foram coletados e analisados 61 memes, categorizados em temas como mecânica, eletromagnetismo, eletricidade e fenômenos luminosos. Durante a análise e problematização dos memes, foi fundamental considerar não apenas seus conteúdos pedagógicos, mas também possíveis estereótipos ou exclusões sociais refletidos nas mensagens visuais, uma vez que os memes, mesmo com propósitos educativos, carregam dimensões culturais e simbólicas. Assim, foram identificados padrões temáticos recorrentes, considerando aspectos políticos, territoriais e identitários, o que possibilitou uma compreensão mais profunda das representações transmitidas. Como produto final da pesquisa, elaborou-se uma cartilha didática de memes, articulada aos conteúdos curriculares da Física, com o intuito de oferecer um recurso pedagógico inovador para professores do Ensino Médio. Conclui-se que o uso de memes no Ensino de Física pode enriquecer a experiência educativa, tornando-a mais dinâmica, acessível e conectada à realidade dos estudantes. Este estudo oferece contribuições relevantes para os campos da comunicação, cultura digital e educação, destacando o humor como um elemento facilitador da aprendizagem. |