Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20663

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Econômicas: ODS9
Setor Departamento de Física
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Marcus Vinícius Machado Corrêa
Orientador ANTONIO RIBEIRO DE MOURA
Título Transições De Fase Para O Modelo De Heisenberg-Kitaev
Resumo Este trabalho apresenta um estudo teórico aprofundado sobre a existência e a natureza de transições de fase no modelo de Heisenberg-Kitaev, um dos sistemas mais proeminentes na física da matéria condensada para a investigação de magnetismo quântico, frustração magnética e fases exóticas da matéria. A nossa investigação concentra-se em um regime específico onde a interação de Kitaev, caracterizada por sua forte anisotropia, pode ser tratada como uma perturbação à hamiltoniana dominante e isotrópica de Heisenberg.
A metodologia central empregada é a Aproximação Harmônica Auto-Consistente (AHAC), uma abordagem variacional não-perturbativa que se mostra eficaz no estudo de sistemas de muitos corpos com interações complexas. A premissa de tratar a interação de Kitaev como uma perturbação nos permite aplicar a AHAC para explorar de maneira controlada como a introdução dessa anisotropia afeta a ordem magnética do sistema de Heisenberg.
O núcleo da nossa análise reside na resolução numérica de um conjunto de equações auto-consistentes derivadas do formalismo da AHAC. Este processo iterativo nos permite determinar os parâmetros de renormalização do sistema, que capturam os efeitos das flutuações quânticas e térmicas sobre as interações. A investigação é conduzida explorando sistematicamente o espaço de parâmetros do modelo, incluindo a variação da intensidade relativa entre as interações de Heisenberg e Kitaev, o valor do spin das partículas e o parâmetro de rede.
O objetivo principal é identificar evidências de transições de fase através da análise do comportamento gráfico dos parâmetros de renormalização em função da temperatura. Uma mudança abrupta ou uma não-analiticidade no comportamento desses parâmetros é um forte indicativo de uma transição de fase quântica ou térmica. Embora a análise seja, a princípio, qualitativa, ela permite extrair aspectos fundamentais do modelo. Entre eles, destacam-se a caracterização da fase magneticamente ordenada através do comportamento da magnetização e a determinação de como a temperatura crítica (T_c) da transição para a fase desordenada varia com a intensidade da interação de Kitaev. Este estudo fornece, portanto, um mapa qualitativo do diagrama de fases e insights cruciais sobre a estabilidade da ordem magnética frente à competição de interações.
Palavras-chave Heisenberg-Kitaev, Transição de Fase, Aproximação Harmônica Auto-Consistente.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,67 segundos.