Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20658

ISSN 2237-9045
Instituição Laboratório de Desenvolvimento Humano
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS10
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Alexandre Lopes Agatão
Orientador FERNANDA MIQUELAO RIBEIRO
Outros membros Grazielli Lopes Delazari, INGRED RIBEIRO DO CARMO
Título Práticas Antirracistas na Educação Infantil: uma proposta de intervenção pedagógica.
Resumo O presente resumo tem como objetivo compartilhar uma proposta de intervenção pedagógica a partir de vivências no âmbito da monitoria do Programa de Inclusão dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e de Desenvolvimento Humano da UFV, com foco na promoção de práticas antirracistas no ambiente escolar. O trabalho visa fomentar reflexões sobre o enfrentamento do racismo na infância e contribuir para a formação de educadores comprometidos com a construção de uma educação inclusiva, equitativa e antirracista, conforme preveem a BNCC e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que inclui obrigatoriamente nas escolas a temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. A atuação como monitor voluntário no Programa de Inclusão ocorreu no Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH), com atendimento a 19 crianças na sala quatro do turno da manhã, entre os meses de março e julho de 2025. Nesse período, vivenciei duas situações de racismo que me marcaram profundamente. Ambas aconteceram durante momentos de brincadeira com as crianças, onde uma delas afirmou não gostar de mim porque sou preto, dizendo gostar apenas de pessoas com a mesma cor de sua pele, ou seja, branca. Diante dessas falas, fiquei sem reação. Minha atitude foi relatar o ocorrido à professora da sala que interviu com o diálogo explicando à criança, de forma tranquila e sincera, sobre o racismo e suas implicações. Esse acontecimento me levou a uma reflexão profunda sobre o preparo, ou a falta dele, de nós estudantes e educadores, para lidar com situações de racismo na infância. Percebi que ainda somos surpreendidos por essas falas e de como é urgente criar espaços para discutir, sentir e agir frente ao racismo estrutural que atravessa a infância desde a tenra idade. Essa vivência motivou a elaboração de um projeto de intervenção pedagógica com enfoque em práticas antirracistas o qual será desenvolvido no segundo semestre de 2025, como parte da disciplina EIN 497 - Estágio Supervisionado em Educação Infantil II. Terá como proposta planejamentos de atividades com abordagens construtivistas, lúdicas, inclusivas e interdisciplinares, com o objetivo de fomentar o respeito às diferenças, a valorização da diversidade racial e a promoção de uma identidade positiva para crianças negras, ao mesmo tempo em que estimula, entre todas as crianças, o reconhecimento e a valorização das distintas manifestações culturais presentes na sociedade. A ideia é articular diferentes linguagens com experiências que valorizem as culturas negra e afro-brasileira para que crianças negras se reconheçam e se orgulhem de sua identidade, e que todas, independentemente da cor da pele, aprendam desde cedo a respeitar e valorizar os diferentes estereótipos. Também se pretende favorecer a reflexão crítica dos educadores sobre práticas pedagógicas inclusivas e a formação continuada de professores, estimulando a construção de um ambiente escolar mais representativo, acolhedor e antirracista.
Palavras-chave Educação infantil, Práticas antiracistas, intervenção pedagógica
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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