Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20652

ISSN 2237-9045
Instituição Laboratório de Desenvolvimento Infantil
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Diana de Fátima Jacinto
Orientador FERNANDA MIQUELAO RIBEIRO
Título Texturizando com bebês: descobrindo o mundo através das sensações
Resumo Este trabalho de ensino desenvolvido no ano de 2024 no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), teve como objetivo proporcionar aos bebês experiências sensoriais significativas, capazes de favorecer o desenvolvimento integral por meio da exploração de diferentes texturas e estímulos. Fundamentado na teoria construtivista piagetiana, o projeto considerou o bebê como sujeito ativo na construção do conhecimento e reconheceu a exploração sensorial como eixo estruturante das aprendizagens nos primeiros anos de vida. A proposta foi direcionada a um grupo de oito bebês, com idades entre 4 e 8 meses, e articulou múltiplas experiências por meio de atividades planejadas de forma intencional e lúdica. Foram desenvolvidas as seguintes atividades: sons com a boca, pintura corporal, exploração do pandeiro e do maracá, exploração do kit de instrumentos musicais, contação de história sobre o maracá e o pandeiro, e tapete sensorial. Outras atividades também foram planejadas como: nomeando as texturas, explorando os sabores (mamão e maracujá), exploração dos sólidos geométricos texturizados, construção de cenário sensorial, e outras voltadas ao registro escrito e imagético. Entretanto, não foram realizadas, seja por questões de tempo, logística ou por não se alinharem aos interesses imediatos dos bebês. A não execução dessas atividades reforça a importância de um planejamento flexível, que reconheça a imprevisibilidade própria da educação com bebês. Nesse sentido, destaca-se também o papel do professor como alguém sensível e capaz de escutar os sinais dos bebês, adaptar as propostas, acolher o que emerge do cotidiano e ressignificar sua prática com base nas experiências vividas. A coleta de dados ocorreu por meio de observações sistemáticas, registros escritos e fotográficos, permitindo o acompanhamento do envolvimento, das reações e do desenvolvimento dos bebês ao longo do processo. Os resultados indicaram que as experiências sensoriais favoreceram o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, ampliando a curiosidade, a atenção, a coordenação e a expressão corporal. Também se observou o fortalecimento dos vínculos afetivos entre bebês, educadores e estagiários, contribuindo para a construção de um ambiente acolhedor, ético e potente para a aprendizagem. A experiência reafirma a importância de uma prática pedagógica que respeite os tempos e modos singulares de cada bebê, valorizando o corpo, os sentidos e o brincar como fundamentos da educação na primeira infância.
Palavras-chave Experiências sensoriais, Desenvolvimento infantil, Educação de bebês
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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