| Resumo |
A formação universitária plena pressupõe não apenas a consolidação de conteúdos teóricos e práticos, mas também o fortalecimento da relação entre universidade e sociedade. No entanto, o contato direto com a comunidade ainda é limitado na trajetória acadêmica de muitos estudantes. Diante dessa realidade, o Programa de Educação Tutorial de Biologia da Universidade Federal de Viçosa (PET/BIO/UFV) desenvolve ações que articulam ensino, pesquisa e extensão, com vistas à formação integral de seus membros. Este trabalho analisa a percepção dos petianos sobre os impactos de quatro atividades extensionistas, realizadas em 2024, em sua formação acadêmica, profissional e pessoal. As atividades “PET Fazendo Ciência”, “Mostra Universitária da UFV” e “Ciência na Praça” envolveram práticas de divulgação científica voltadas a estudantes da educação básica e à comunidade em geral, por meio de espaços de diálogo sobre temas biológicos. Já a “Recepção de Calouros da Biologia” foi planejada para acolher ingressantes do curso por meio de dinâmicas de integração, escuta ativa e compartilhamento de experiências universitárias. A avaliação dos impactos foi realizada por meio de formulários semiestruturados respondidos pelos petianos. Os resultados revelaram impactos significativos na formação dos petianos que relataram avanços em suas habilidades comunicativas, especialmente na mediação de saberes científicos para diferentes públicos. Segundo eles, as atividades também exigiram planejamento, divisão de tarefas e tomada de decisões, contribuindo para o desenvolvimento de competências organizacionais e de liderança. Outro ponto destacado pelos petianos foi que a interação com públicos diversos estimulou a empatia, a escuta e o respeito às diferenças, ampliando a perspectiva humanística dos estudantes. Muitos destacaram o fortalecimento do sentimento de pertencimento à universidade e o reconhecimento do papel social da ciência, pois as atividades permitiram vivenciar a interdisciplinaridade da Biologia de forma acessível, reforçando sua identidade acadêmica e o propósito da formação acadêmica. Além disso, os petianos reconheceram a importância do contato com calouros como oportunidade de exercer acolhimento, orientação e escuta — dimensões essenciais para a construção de vínculos e de uma cultura acadêmica mais inclusiva. Tais experiências favoreceram uma compreensão mais ampla sobre o papel do biólogo na sociedade e sobre as múltiplas dimensões da formação universitária. Dessa forma, as atividades desenvolvidas pelo PET/BIO/UFV demonstram elevado potencial formativo, ao contribuírem não apenas para a construção de saberes científicos, mas também para o aprimoramento de habilidades socioemocionais. Os resultados confirmam que os objetivos das atividades foram atingidos, fortalecendo a indissociabilidade entre ensino e extensão e contribuindo para a formação de profissionais mais críticos, comunicativos e comprometidos com a transformação social. |