Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20634

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Química
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bruno Marques Rosado
Orientador VINICIUS CATAO DE ASSIS SOUZA
Título Investigando os saberes sobre Neurociência e Educação no âmbito das Licenciaturas em Ciências da Natureza e Matemática da UFV
Resumo A Neurociência é um campo interdisciplinar que se volta a compreender o funcionamento do Sistema Nervoso como um todo. Dentre as suas divisões, há a Neurociência Cognitiva, que se dedica ao estudo das funções psicológicas superiores, com destaque para o pensamento abstrato, linguagem, memória, atenção, planejamento, resolução de problemas e autorregulação. Nesta conjuntura, emerge um debate sobre a integração da Neurociência com o campo educacional, fundamentado na premissa de que, sendo o Sistema Nervoso, especialmente o cérebro, responsável pelo aprendizado, a compreensão dos fatores que influenciam os processos biológicos pode se tornar uma ferramenta valiosa para os professores. Impulsionado por esse debate, foi criada na UFV a disciplina optativa “Neurodidática: Bases Biológicas da Aprendizagem”, que tem como objetivo levar parte destes conhecimentos para os cursos de Licenciatura. Assim, neste trabalho buscamos analisar algumas repercussões educacionais dos conhecimentos sobre neurociência junto a um grupo de licenciandos da área de Ciências da Natureza e Matemática que cursaram a referida disciplina. Para tanto, adotamos uma metodologia de pesquisa qualitativa e exploratória, do tipo estudo de caso. A produção dos dados foi realizada por meio do acompanhamento da disciplina, seguido da condução de cinco entrevistas semiestruturadas com licenciandos que tiveram esta experiência formativa. Foram investigadas as percepções dos licenciandos sobre a integração da Neurociência com a Educação, além dos possíveis impactos da disciplina em sua formação, a influência destes conhecimentos na prática pedagógica e, por fim, suas percepções sobre a disciplina cursada. Posteriormente foi realizamos uma análise categorial a partir das transcrições das entrevistas, a qual evidenciou aspectos da Neurociência subdivididos em quatro focos formativos: (i) compreensão do processo de ensino e aprendizagem; (ii) desenvolvimento de aspectos socioemocionais; (iii) questões didático-pedagógicas; e (iv) respaldo dado às teorias educacionais. Com este estudo, concluímos que a disciplina contribuiu para a formação dos futuros docentes, destacando a importância de ampliar a oferta dos cursos com este enfoque na formação inicial de professores. Por fim, destacamos a necessidade de outros estudos que investiguem os impactos dos conhecimentos neurocientíficos na formação docente. Como produto educacional, foi elaborada um material didático baseada em conteúdos de divulgação científica, voltada a auxiliar licenciandos e professores, além de poder ser utilizada em outros cursos de formação docente que abordam esta importante temática.
Palavras-chave Educação neurocientífica, Formação Inicial de Professores, Educação em Ciências e Matemática.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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