Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20623

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS10
Setor Departamento de Educação
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Shirley Moreno da Silva
Orientador MAISA APARECIDA DE OLIVEIRA
Outros membros Analice Toledo do Nascimento, Maria Clara Barbosa das Chagas
Título DESBRAVANDO A UNIVERSIDADE: Sou o primeiro da família a ingressar na universidade - Estratégias de permanência na UFV. Oficina desenvolvida pelo grupo PET/EDUCAÇÃO
Resumo O presente trabalho aborda a temática da oficina “Desbravando a Universidade: sou o primeiro da família a ingressar na Universidade - e agora?” decorrente do projeto institucional “Integra Calouros”. A oficina foi desenvolvida pelo grupo Programa de Educação Tutorial (PET-Educação), composto por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa, no campus Viçosa-MG. A oficina teve como objetivo orientar os estudantes ingressantes, provenientes da camada popular, sobre estratégias de permanência na universidade pública, no enfrentamento dos desafios acadêmicos e fortalecimento de sua autonomia intelectual e emocional. Nesse sentido, a ofocina trouxe reflexões de Paulo Freire, ao entender a permanência na universidade como um direito e um ato de resistência. O público alvo da oficina foi estudantes de graduação da Universidade Federal de Viçosa, especialmente os que são da primeira geração da família a ingressarem na Educação Superior pública. A chegada à universidade, para estes estudantes, é marcada por uma série de desafios que vão além do desempenho acadêmico. É necessário lidar com diferentes culturas e inseguranças, a falta de conhecimentos sobre as redes de apoio pode tornar o processo mais árduo. A oficina surge como uma ação informativa, com o intuito de contribuir para a permanência desses alunos. Foi proposta uma oficina, presencial, com uma abordagem dialógica e participativa. Foram elaborados slides em que foram apresentados aos calouros os recursos institucionais de apoio estudantil oferecidos pela UFV. Além disso, também foram apresentadas estratégias e práticas de organização dos estudos, redes de apoio e sobre o bem-estar emocional durante essa transição. Assim, apresentamos grupos e programas de inserção formativa, como os grupos PET's, as empresas juniores, grupos de pesquisas e centro acadêmicos. Esses espaços são importantes para um maior engajamento acadêmico, além de promover pertencimento aos alunos participantes. Além disso, abordamos experiências de vínculos a grupo universitários extracurriculares como de esportes, religiosos, línguas, artes, entre outros. Foi evidenciado como essas estratégias e os usos desses espaços no ambiente acadêmico permitem uma construção de um vínculo e de uma aprendizagem significativa. A atividade reafirmou o papel das ações extensionistas como espaços de formação reflexão crítica sobre o acolhimento no ambiente universitário, reforçando o compromisso do PET EDU com a democratização do acesso ao ensino superior.
Palavras-chave Permanência, Democratização do acesso, Auxilio estudantil.
Forma de apresentação..... Vídeo
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