| ISSN |
2237-9045 |
| Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
| Nível |
Graduação |
| Modalidade |
Ensino |
| Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática |
Dimensões Sociais: ODS3 |
| Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
| Bolsa |
FUNARBEN |
| Conclusão de bolsa |
Sim |
| Apoio financeiro |
FUNARBE |
| Primeiro autor |
João Henrique Corrêa Silva |
| Orientador |
PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR |
| Outros membros |
Cecília Akemi Bruzzi Kobayashi, João Henrique dos Santos Felisberto, Lilian Ferreira Fietto, MARA RUBIA MACIEL CARDOSO DO PRADO |
| Título |
Inteligência Artificial: Um Elemento Transformador no Ensino de Enfermagem |
| Resumo |
Descrição do tema central do trabalho: O uso de inteligência artificial (IA) no ensino de Enfermagem vem se tornando uma estratégia inovadora para aprimorar o aprendizado dos estudantes. Público alvo: Estudantes de enfermagem. Justificativa: Com o rápido avanço tecnológico o ensino de enfermagem se encontra em um ponto de inflexão: Manter as práticas tradicionais ou abraçar inovações que transformam o ensino. Em uma revisão da literatura realizada pelos autores observou-se a necessidade de acompanhar as evoluções tecnológicas e incorporar a Inteligência Artificial no ensino devido ao potencial de personalização e facilitação do ensino.Objetivo: Implementar uma ferramenta digital para registro de enfermagem e o desenvolvimento de um chatbot para gerar casos clínicos. Metodologia: Para execução do projeto, um discente do curso de enfermagem atuou como monitor em uma disciplina. Ademais, foi realizado um estudo de programação e construção de um web aplicativo para treino de registro de enfermagem e a preparação de prompts com a utilização de IA foi fundamental para criação de casos clínicos para realização de simulação realística, foram coletados feedbacks verbais dos alunos para que, a cada oficina fosse possível apresentar uma versão aprimorada, corrigindo erros e implementando sugestões. A linguagem de programação utilizada foi o javascript junto a linguagem HTML. A utilização de IA foi fundamental para a criação de casos clínicos. As oficinas aconteceram em cinco sábados na parte da manhã, nos Laboratórios de Habilidades do Departamento de Enfermagem e Medicina da Universidade Federal de Viçosa, ao todo participaram 14 discentes e ao final da disciplina foi coletado um feedback dos participantes a partir de uma escala Likert para avaliar a satisfação deles com a metodologia e a disciplina. Resultados: A ferramenta de registro foi testada por alunos em oficinas práticas, permitindo análise de funcionalidade e aprimoramento contínuo por meio de feedbacks. A utilização do Javascript como linguagem de programação proporcionou o acesso universal por meio do navegador. Paralelamente a isso, o prompt de comando foi desenvolvido para IA, possibilitando a geração automatizada de casos clínicos de diferentes níveis de complexidade. A comparação entre ferramentas revelou que o Copilot IA é a alternativa com melhor qualidade na criação de cenários clínicos. Conclusões: A adoção de IA e ferramentas digitais no ensino de enfermagem oferece novas possibilidades para aprimorar a formação acadêmica, tornando o aprendizado mais acessível e dinâmico. Contudo, sua regulamentação é essencial para evitar uso inadequado e maximizar os benefício educacionais |
| Palavras-chave |
Inteligência Artificial Generativa, Ensino, Registro de enfermagem |
| Forma de apresentação..... |
Vídeo |