Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20610

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor João Henrique Corrêa Silva
Orientador PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Outros membros Cecília Akemi Bruzzi Kobayashi, João Henrique dos Santos Felisberto, Lilian Ferreira Fietto, MARA RUBIA MACIEL CARDOSO DO PRADO
Título Inteligência Artificial: Um Elemento Transformador no Ensino de Enfermagem
Resumo Descrição do tema central do trabalho: O uso de inteligência artificial (IA) no ensino de Enfermagem vem se tornando uma estratégia inovadora para aprimorar o aprendizado dos estudantes. Público alvo: Estudantes de enfermagem. Justificativa: Com o rápido avanço tecnológico o ensino de enfermagem se encontra em um ponto de inflexão: Manter as práticas tradicionais ou abraçar inovações que transformam o ensino. Em uma revisão da literatura realizada pelos autores observou-se a necessidade de acompanhar as evoluções tecnológicas e incorporar a Inteligência Artificial no ensino devido ao potencial de personalização e facilitação do ensino.Objetivo: Implementar uma ferramenta digital para registro de enfermagem e o desenvolvimento de um chatbot para gerar casos clínicos. Metodologia: Para execução do projeto, um discente do curso de enfermagem atuou como monitor em uma disciplina. Ademais, foi realizado um estudo de programação e construção de um web aplicativo para treino de registro de enfermagem e a preparação de prompts com a utilização de IA foi fundamental para criação de casos clínicos para realização de simulação realística, foram coletados feedbacks verbais dos alunos para que, a cada oficina fosse possível apresentar uma versão aprimorada, corrigindo erros e implementando sugestões. A linguagem de programação utilizada foi o javascript junto a linguagem HTML. A utilização de IA foi fundamental para a criação de casos clínicos. As oficinas aconteceram em cinco sábados na parte da manhã, nos Laboratórios de Habilidades do Departamento de Enfermagem e Medicina da Universidade Federal de Viçosa, ao todo participaram 14 discentes e ao final da disciplina foi coletado um feedback dos participantes a partir de uma escala Likert para avaliar a satisfação deles com a metodologia e a disciplina. Resultados: A ferramenta de registro foi testada por alunos em oficinas práticas, permitindo análise de funcionalidade e aprimoramento contínuo por meio de feedbacks. A utilização do Javascript como linguagem de programação proporcionou o acesso universal por meio do navegador. Paralelamente a isso, o prompt de comando foi desenvolvido para IA, possibilitando a geração automatizada de casos clínicos de diferentes níveis de complexidade. A comparação entre ferramentas revelou que o Copilot IA é a alternativa com melhor qualidade na criação de cenários clínicos. Conclusões: A adoção de IA e ferramentas digitais no ensino de enfermagem oferece novas possibilidades para aprimorar a formação acadêmica, tornando o aprendizado mais acessível e dinâmico. Contudo, sua regulamentação é essencial para evitar uso inadequado e maximizar os benefício educacionais
Palavras-chave Inteligência Artificial Generativa, Ensino, Registro de enfermagem
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,67 segundos.