Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20606

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Maria Ana Teixeira Dias
Orientador TATIANA PIRES BARRELLA
Outros membros EMERSON NUNES DA COSTA GONCALVES, Franciene Evangelista Monteiro, Jéssica Soares de Paula
Título Ensino de Ciências na Educação Infantil
Resumo Este trabalho faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal de Viçosa (PIBIC/UFV), edição 2024–2025, vinculado ao Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática, e tem como objetivo identificar e analisar as percepções de professoras da Educação Infantil sobre o ensino de Ciências. A pesquisa parte da necessidade de compreender o olhar docente frente à temática, considerando a crescente discussão sobre a articulação entre teoria e prática no contexto escolar e a urgência de promover a interdisciplinaridade desde os primeiros anos da educação básica. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e exploratória, realizada na Escola Centro Educacional Januário de Andrade Fontes, localizada no município de Viçosa (MG). Participaram do estudo oito professoras da Educação Infantil. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários individuais, que investigaram a formação e atuação docente, e de um grupo focal, visando identificar a percepção coletiva acerca do ensino de Ciências nessa etapa escolar. A análise dos dados revelou um consenso entre as participantes quanto à importância do ensino de Ciências na Educação Infantil, destacando-se sua contribuição para o desenvolvimento integral da criança, a ampliação de seu repertório sobre o mundo e o estímulo à curiosidade, investigação, pensamento crítico e autonomia. As professoras ressaltaram que a abordagem pedagógica deve ser lúdica, prática, interativa e contextualizada, sempre partindo do concreto, das vivências cotidianas e dos saberes prévios das crianças. Jogos, brincadeiras, observações da natureza, dramatizações e atividades investigativas foram mencionadas como estratégias eficazes. Contudo, foram apontadas diversas dificuldades que limitam a efetivação do ensino de Ciências, especialmente em contextos públicos. Entre os principais desafios estão a falta de recursos materiais e infraestrutura adequada, a carência de formação inicial e continuada específica para o ensino de Ciências na Educação Infantil, e a rigidez dos planejamentos escolares. Além disso, foram evidenciadas dificuldades em adaptar conceitos científicos à linguagem infantil, manter o engajamento dos alunos e lidar com a escassez de tempo na rotina pedagógica. A análise também mostra que o perfil das professoras — em termos de tempo de atuação e formação — influencia a forma como percebem os desafios: enquanto algumas apontam limitações mais práticas, outras evidenciam questões estruturais e sistêmicas. Dessa forma, o estudo reforça a urgência de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da formação docente, à melhoria das condições materiais das escolas e à valorização de práticas pedagógicas que promovam a investigação, a experiência e a criticidade desde a infância. Ensinar Ciências na Educação Infantil é, assim, garantir às crianças o direito de conhecer, explorar e compreender o mundo em que vivem.
Palavras-chave Percepção docente, Desafios educacionais, Prática pedagógica
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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