Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20599

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maria Dutra Tavares
Orientador LUCIANA RAMOS DE MOURA
Outros membros ALEXSANDRA DE AVILA DURAES JANNOTTI FONTES, Bonno Pina Olmedilha, Isabela Pimenta Guimaraes Menezes, Luana Negreiros Silva
Título O Meio Ambiente e a Relação com a Saúde da Criança
Resumo Introdução: A relação entre meio ambiente e saúde infantil é crucial para o cuidado pediátrico, especialmente
pelo fato das crianças serem mais vulneráveis aos riscos ambientais como poluição, saneamento inadequado e
substâncias tóxicas, elementos que podem causar agravos ao crescimento e desenvolvimento infantil. Assim, a
conscientização sobre os riscos ambientais, bem como a promoção de ambientes saudáveis são fundamentais na
prevenção destes agravos desde os primeiros anos de vida. Incluir o meio ambiente nas ações de saúde voltadas
ao público infantil não só forma cidadãos conscientes, mas também impacta diretamente a saúde e bem-estar das
gerações futuras. Objetivos: Compreender a importância, bem como as formas de fomentar o cuidado ambiental,
como meio de prevenção de doenças e promoção da saúde entre crianças em idade escolar. Metodologia:
Revisão de literatura realizada a partir dos descritores “meio ambiente e saúde pública” AND “criança”. Foram
incluídos artigos dos últimos 10 anos, nos idiomas português e inglês, encontrados nas plataformas BVS,
SciELO e PubMed e que focassem na relação criança-ambiente, prevenção de agravos e conscientização
ambiental. Resultados: A amostra analisada foi composta por quatro artigos a respeito da temática, entre os
quais destacam-se revisões bibliográficas e estudos de caso. Observou-se uma urgente necessidade de que os
profissionais de saúde adotem um olhar holístico, que fuja dos fatores patogênicos convencionais e considere os
Determinantes Sociais de Saúde, assim como as consequências do atual colapso ecológico. Conforme os estudos
lidos, uma maneira de aplicar essa visão integrativa é através da sensibilização prévia voltada aos pais e
educadores, abordando os fatores de risco ambientais, além do incentivo à uma relação saudável entre a criança,
a família e o meio ambiente. Ademais, dentro da sala de aula, professores, educadores, e também profissionais
de saúde podem semear os cuidados com o meio ambiente, a partir da promoção da educação ambiental. Através
dela, é possível conscientizar alunos da educação infantil, estimulando o pensamento crítico e reflexivo ao
entenderem que as questões ambientais - sejam elas naturais ou sociais - estão diretamente interligadas à saúde
humana, em muitas facetas. Conclusões: Abordar o meio ambiente com crianças em idade escolar é fundamental
para a promoção da saúde e prevenção de agravos, atuando na conscientização e estimulando o cuidado
ambiental precoce. Os estudos mostram que integrar a educação ambiental ao cuidado infantil tanto em casa,
quanto nas escolas, reforça a conexão saúde-ambiente, formando indivíduos mais responsáveis e protegendo
crianças vulneráveis. Assim, ações educativas lúdicas e interdisciplinares, por cuidadores, professores e
profissionais de saúde, que abordem riscos e impactos da negligência ambiental, são cruciais para formar adultos
conscientes e críticos, contribuindo para o bem-estar de todos e um futuro sustentável.
Palavras-chave Meio Ambiente e Saúde Pública, Saúde da Criança, Educação em Saúde.
Forma de apresentação..... Vídeo
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