| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS3 |
| Setor | Departamento de Medicina e Enfermagem |
| Bolsa | Não se Aplica |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Maria Dutra Tavares |
| Orientador | LUCIANA RAMOS DE MOURA |
| Outros membros | ALEXSANDRA DE AVILA DURAES JANNOTTI FONTES, Bonno Pina Olmedilha, Isabela Pimenta Guimaraes Menezes, Luana Negreiros Silva |
| Título | O Meio Ambiente e a Relação com a Saúde da Criança |
| Resumo | Introdução: A relação entre meio ambiente e saúde infantil é crucial para o cuidado pediátrico, especialmente pelo fato das crianças serem mais vulneráveis aos riscos ambientais como poluição, saneamento inadequado e substâncias tóxicas, elementos que podem causar agravos ao crescimento e desenvolvimento infantil. Assim, a conscientização sobre os riscos ambientais, bem como a promoção de ambientes saudáveis são fundamentais na prevenção destes agravos desde os primeiros anos de vida. Incluir o meio ambiente nas ações de saúde voltadas ao público infantil não só forma cidadãos conscientes, mas também impacta diretamente a saúde e bem-estar das gerações futuras. Objetivos: Compreender a importância, bem como as formas de fomentar o cuidado ambiental, como meio de prevenção de doenças e promoção da saúde entre crianças em idade escolar. Metodologia: Revisão de literatura realizada a partir dos descritores “meio ambiente e saúde pública” AND “criança”. Foram incluídos artigos dos últimos 10 anos, nos idiomas português e inglês, encontrados nas plataformas BVS, SciELO e PubMed e que focassem na relação criança-ambiente, prevenção de agravos e conscientização ambiental. Resultados: A amostra analisada foi composta por quatro artigos a respeito da temática, entre os quais destacam-se revisões bibliográficas e estudos de caso. Observou-se uma urgente necessidade de que os profissionais de saúde adotem um olhar holístico, que fuja dos fatores patogênicos convencionais e considere os Determinantes Sociais de Saúde, assim como as consequências do atual colapso ecológico. Conforme os estudos lidos, uma maneira de aplicar essa visão integrativa é através da sensibilização prévia voltada aos pais e educadores, abordando os fatores de risco ambientais, além do incentivo à uma relação saudável entre a criança, a família e o meio ambiente. Ademais, dentro da sala de aula, professores, educadores, e também profissionais de saúde podem semear os cuidados com o meio ambiente, a partir da promoção da educação ambiental. Através dela, é possível conscientizar alunos da educação infantil, estimulando o pensamento crítico e reflexivo ao entenderem que as questões ambientais - sejam elas naturais ou sociais - estão diretamente interligadas à saúde humana, em muitas facetas. Conclusões: Abordar o meio ambiente com crianças em idade escolar é fundamental para a promoção da saúde e prevenção de agravos, atuando na conscientização e estimulando o cuidado ambiental precoce. Os estudos mostram que integrar a educação ambiental ao cuidado infantil tanto em casa, quanto nas escolas, reforça a conexão saúde-ambiente, formando indivíduos mais responsáveis e protegendo crianças vulneráveis. Assim, ações educativas lúdicas e interdisciplinares, por cuidadores, professores e profissionais de saúde, que abordem riscos e impactos da negligência ambiental, são cruciais para formar adultos conscientes e críticos, contribuindo para o bem-estar de todos e um futuro sustentável. |
| Palavras-chave | Meio Ambiente e Saúde Pública, Saúde da Criança, Educação em Saúde. |
| Forma de apresentação..... | Vídeo |
| Link para apresentação | Vídeo |
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