Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20597

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Júlia Monteiro de Morais
Orientador ALEXSANDRA DE AVILA DURAES JANNOTTI FONTES
Outros membros Bonno Pina Olmedilha, Cecília do Vale Rodrigues, Danielly Alves Ladislau, Joice da Silva Lopes, Layla Lacerda de Souza Anjos, LUCIANA RAMOS DE MOURA, Mariana Cordeiro Schneider, Taíssa Giovanna da Cunha Reis
Título Papel do Cuidando do Ursinho na Abordagem às Emoções: um Relato de Experiência
Resumo Introdução: Dialogar sobre as emoções torna-se fundamental para a construção da inteligência emocional, pois é a partir do reconhecimento do que se sente que a pessoa saberá guiar o próprio pensamento e as ações, além de contribuir para identificar os sentimentos dos outros. Sendo assim, abordar o tema é essencial no mundo contemporâneo, que exige cada vez mais dos sujeitos, comunicação eficiente para um bom convívio social. Pensando nisso, o Projeto de Extensão Cuidando do Ursinho realizou a atividade “Lidando com as emoções” para proporcionar às crianças o contato com as emoções e sentimentos, e contribuir na construção dessa competência desde cedo. Objetivos: Descrever e discutir a atividade “Lidando com as emoções”, no formato de um relato de experiência, bem como evidenciar a importância da ação realizada pelo projeto e sua contribuição para que as crianças aprendam sobre as emoções. Ações: Para a execução da atividade referida, utilizou-se o dado das emoções, cujas faces representam diferentes sentimentos, como paixão, medo, tristeza, alegria, raiva e nojo. Inicialmente, foi feita uma introdução sobre o que são as emoções, seguida pela organização das crianças, de 5 a 6 anos, em um círculo, sentadas no chão. O dado foi passado para cada criança lançá-lo e dizer sobre situações que despertam a emoção correspondente à face que ficou para cima, bem como suas reações quando sentem-se dessa forma. Por fim, foi enfatizado acerca da naturalidade de oscilações em nossos sentimentos e como lidar com isso, ressaltando a importância do diálogo e da expressão das emoções. Resultados: A atividade educativa e interativa permitiu que as crianças falassem abertamente sobre suas emoções, expressando seus sentimentos. A criação de vínculo dos membros do projeto com os participantes permitiu que se sentissem seguros e ouvidos, tendo liberdade para se expor, e isso proporcionou que eles conseguissem caracterizar, entender suas emoções nas situações cotidianas e encontrar soluções para enfrentá-las de forma saudável. Dessa forma, a atividade trabalhou a habilidade de inteligência emocional ao capacitar as crianças no monitoramento de suas emoções, de forma a percebê-las e, assim, guiar seus pensamentos e ações. Além disso, permitiu que fosse naturalizado o sentir, que é expressão natural do ser humano, mas mostrou alternativas para lidar com tal. Paralelamente, conseguiu identificar conflitos emocionais presentes em algumas crianças e em seu núcleo familiar, servindo também, como alerta e rastreio. Conclusões: Diante do exposto, a atividade foi de suma importância para introduzir as crianças ao manejo das experiências sentimentais. Por meio desta dinâmica, o público infantil conseguiu verbalizar seus sentimentos, entendendo que todas as emoções são comuns e naturais aos seres humanos. Além disso, as crianças puderam aperfeiçoar a autonomia e o autoconhecimento, que são competências imprescindíveis para o convívio social e o bem-estar mental e psicológico.
Palavras-chave Inteligência emocional, Saúde da Criança, Ludoterapia.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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