Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20575

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Química
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Leonardo Maximus Nogueira Medeiros
Orientador MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Outros membros Antonio Eustáquio Carneiro Vidigal, Cleomar Guimarães dos Santos Nicomedes, Isângela Rodrigues Bastos
Título Elementos, ciências e espaços educativos da UFV.
Resumo O conteúdo do currículo em Ciências da Natureza na Educação Básica envolve temas como a biodiversidade, composição da matéria, transformações químicas, fontes de energia, força e movimento. Todos esses temas requerem uma abordagem experimental e concreta para uma boa aprendizagem. Entretanto, na maioria das escolas públicas o ensino de Ciências está limitado quase que exclusivamente a aulas teóricas e expositivas devido, principalmente, à falta de infraestrutura e materiais para aulas experimentais. A visita a instituições de ensino superior é uma opção para despertar o interesse dos alunos em continuar os estudos e representa uma estratégia pedagógica para complementar a aprendizagem adquirida em sala de aula. Este trabalho teve por objetivo avaliar o impacto da visita de 70 estudantes (31 alunos do 9o ano do Ensino Fundamental e 39 do 1o ano do Ensino Médio) de uma Escola Estadual do interior de Minas Gerais ao Campus da UFV, incluindo dois espaços de ciência: a Sala Mendeleev e o Horto Botânico. A estratégia foi elaborada da seguinte forma: Em um turno, os alunos visitaram a Sala Mendeleev e participaram de visitas guiadas à exposição principal onde visualizaram amostras reais de todos os elementos químicos estáveis, manipularam amostras em atividades interativas, participaram da realização de dois experimentos envolvendo a reatividade de metais em água e a produção de um espelho de prata. Os alunos assistiram uma palestra no departamento de Química da UFV sobre a origem dos elementos químicos e a organização da Tabela Periódica. No outro turno, fizeram uma visita guiada ao Horto botânico onde foi abordado o tema Biodiversidade das plantas. As atividades foram realizadas em um circuito de forma que, em grupos menores, a participação fosse maximizada. Para avaliar o impacto dessa proposta, ao final os participantes responderam um questionário de coleta de opiniões. As questões abordaram temas relacionados com sua primeira visita à UFV, interesse em aprender mais sobre temas das Ciências da Natureza, contribuição da visita para o aprendizado e a experiência que tiveram em conhecer os espaços educativos da UFV. Para a maioria (91%), foi a primeira vez que visitaram o Campus da UFV. As atividades desenvolvidas despertaram o interesse de 91% dos alunos em aprender mais sobre temas das Ciências da Natureza. Os discentes consideraram que foi ótima a experiência (71%) em participar das visitas e 96% recomendariam a visita a seus colegas de escola. A maioria afirmou que aprendeu coisas interessantes (69%) e úteis (54%). Esta pesquisa permitiu concluir que a visita a esses espaços da UFV aumentou o interesse dos estudantes pelas Ciências da Natureza e teve um bom potencial para melhorar a aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave Educação em Ciências da Natureza, Estratégia Pedagógica, Popularização da Ciência
Forma de apresentação..... Vídeo
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