| Resumo |
O conteúdo do currículo em Ciências da Natureza na Educação Básica envolve temas como a biodiversidade, composição da matéria, transformações químicas, fontes de energia, força e movimento. Todos esses temas requerem uma abordagem experimental e concreta para uma boa aprendizagem. Entretanto, na maioria das escolas públicas o ensino de Ciências está limitado quase que exclusivamente a aulas teóricas e expositivas devido, principalmente, à falta de infraestrutura e materiais para aulas experimentais. A visita a instituições de ensino superior é uma opção para despertar o interesse dos alunos em continuar os estudos e representa uma estratégia pedagógica para complementar a aprendizagem adquirida em sala de aula. Este trabalho teve por objetivo avaliar o impacto da visita de 70 estudantes (31 alunos do 9o ano do Ensino Fundamental e 39 do 1o ano do Ensino Médio) de uma Escola Estadual do interior de Minas Gerais ao Campus da UFV, incluindo dois espaços de ciência: a Sala Mendeleev e o Horto Botânico. A estratégia foi elaborada da seguinte forma: Em um turno, os alunos visitaram a Sala Mendeleev e participaram de visitas guiadas à exposição principal onde visualizaram amostras reais de todos os elementos químicos estáveis, manipularam amostras em atividades interativas, participaram da realização de dois experimentos envolvendo a reatividade de metais em água e a produção de um espelho de prata. Os alunos assistiram uma palestra no departamento de Química da UFV sobre a origem dos elementos químicos e a organização da Tabela Periódica. No outro turno, fizeram uma visita guiada ao Horto botânico onde foi abordado o tema Biodiversidade das plantas. As atividades foram realizadas em um circuito de forma que, em grupos menores, a participação fosse maximizada. Para avaliar o impacto dessa proposta, ao final os participantes responderam um questionário de coleta de opiniões. As questões abordaram temas relacionados com sua primeira visita à UFV, interesse em aprender mais sobre temas das Ciências da Natureza, contribuição da visita para o aprendizado e a experiência que tiveram em conhecer os espaços educativos da UFV. Para a maioria (91%), foi a primeira vez que visitaram o Campus da UFV. As atividades desenvolvidas despertaram o interesse de 91% dos alunos em aprender mais sobre temas das Ciências da Natureza. Os discentes consideraram que foi ótima a experiência (71%) em participar das visitas e 96% recomendariam a visita a seus colegas de escola. A maioria afirmou que aprendeu coisas interessantes (69%) e úteis (54%). Esta pesquisa permitiu concluir que a visita a esses espaços da UFV aumentou o interesse dos estudantes pelas Ciências da Natureza e teve um bom potencial para melhorar a aprendizagem dos alunos. |