Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20573

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS1
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Augusto César Castro Ribeiro
Orientador REJANE WAIANDT SCHUWARTZ DE CARVALHO FARIA
Título Aplicações da robótica educacional na formação continuada de professores de Viçosa-MG
Resumo Essa pesquisa pretende perquirir “Quais inferências emergem, a partir de um curso de formação continuada em Robótica Educacional, para professores de Matemática e Física?”.
Nesse sentido discutiremos tópicos da formação continuada, de robótica educacional e do uso de Tecnologias Digitais como aliadas nos processos de ensino e de aprendizagem, com vistas a contemplar o objetivo geral desta pesquisa, que consiste em investigar as implicações da Robótica Educacional para a formação continuada de professores de Matemática e Física da rede pública de educação de Viçosa-MG. A dissertação de mestrado será estruturada em formato multipaper. No primeiro artigo será realizado um estado do conhecimento, investigando como a formação continuada de professores em robótica educacional tem ocorrido no contexto da Educação Básica brasileira. Para a produção do segundo artigo, foi planejado um curso de formação continuada de professores em robótica educacional que será oferecido a professores de matemática e física das redes municipal e estadual de ensino de Viçosa-MG, de modo a estimular a criatividade, a experimentação, a análise crítica e sistêmica e o raciocínio lógico na Educação Básica, este curso apresentará a produção de um material autoral sobre robótica educacional contendo tópicos sobre a robótica que serão ministrados durante o curso, a saber serão trabalhados conceitos da robótica, a utilização do Arduino desde a instalação da IDE até a utilização de componentes físicos, a utilização do Tinkercad que irá percorrer desde a criação de uma conta até a utilização do ambiente virtual, uma introdução à programação e atividades que irão aliar a robótica ao ensino de matemática no conteúdo de funções. O curso será aplicado na Escola Estadual Raul de Leoni e ocorrerá em três encontros noturnos. Deste modo, a pesquisa é de caráter qualitativo, com uma etapa de elaboração do estado do conhecimento das temáticas envolvidas no trabalho, e outra com a produção de dados em um curso de formação continuada docente. Neste último serão produzidos dados como relatórios, entrevistas semi-estruturadas, filmagens e fotografias que serão analisados e categorizados para que, então, discussões possam ser feitas buscando inferências da Robótica Educacional na formação continuada de professores.
Palavras-chave Ensino de Matemática, Educação Pública, Tecnologias Digitais.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,65 segundos.