| Resumo |
Essa pesquisa pretende perquirir “Quais inferências emergem, a partir de um curso de formação continuada em Robótica Educacional, para professores de Matemática e Física?”. Nesse sentido discutiremos tópicos da formação continuada, de robótica educacional e do uso de Tecnologias Digitais como aliadas nos processos de ensino e de aprendizagem, com vistas a contemplar o objetivo geral desta pesquisa, que consiste em investigar as implicações da Robótica Educacional para a formação continuada de professores de Matemática e Física da rede pública de educação de Viçosa-MG. A dissertação de mestrado será estruturada em formato multipaper. No primeiro artigo será realizado um estado do conhecimento, investigando como a formação continuada de professores em robótica educacional tem ocorrido no contexto da Educação Básica brasileira. Para a produção do segundo artigo, foi planejado um curso de formação continuada de professores em robótica educacional que será oferecido a professores de matemática e física das redes municipal e estadual de ensino de Viçosa-MG, de modo a estimular a criatividade, a experimentação, a análise crítica e sistêmica e o raciocínio lógico na Educação Básica, este curso apresentará a produção de um material autoral sobre robótica educacional contendo tópicos sobre a robótica que serão ministrados durante o curso, a saber serão trabalhados conceitos da robótica, a utilização do Arduino desde a instalação da IDE até a utilização de componentes físicos, a utilização do Tinkercad que irá percorrer desde a criação de uma conta até a utilização do ambiente virtual, uma introdução à programação e atividades que irão aliar a robótica ao ensino de matemática no conteúdo de funções. O curso será aplicado na Escola Estadual Raul de Leoni e ocorrerá em três encontros noturnos. Deste modo, a pesquisa é de caráter qualitativo, com uma etapa de elaboração do estado do conhecimento das temáticas envolvidas no trabalho, e outra com a produção de dados em um curso de formação continuada docente. Neste último serão produzidos dados como relatórios, entrevistas semi-estruturadas, filmagens e fotografias que serão analisados e categorizados para que, então, discussões possam ser feitas buscando inferências da Robótica Educacional na formação continuada de professores. |