Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20571

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Antonio Venâncio Sant'Anna
Orientador RAFAELA MAGALHAES FERNANDES SALTARELLI
Outros membros Wenderson Rogério Araujo Lopes
Título Aprendizados e saberes na Atenção Primária à Saúde: relato de experiência
Resumo Introdução: o Sistema Único de Saúde tem como premissa a reestruturação do Sistema de Saúde, a partir das Redes de Atenção à Saúde, que devem operar de modo integrado para assegurar a continuidade da assistência. Sua criação é atrelada à VIII Conferência Nacional de Saúde e ao Movimento de Reforma Sanitária Brasileira e encontra suas bases jurídicas na Constituição Federal de 1988, na Lei nº 8.080/1990 e na Lei nº 8.142/1990. Buscava-se a reversão do modelo assistencial que se fazia presente, a partir da definição da Saúde como direito de todos, da garantia de acesso, do controle social e de ações administrativas e de gestão, redemocratizando a Saúde com uma maior participação social. Isso torna necessário reconhecer a singularidade dos sujeitos, isto é, como suas individualidades influenciam no contexto do serviço de saúde, que é moldado por eles e para eles. Objetivo: relatar a experiência vivenciada por um discente de Enfermagem durante o contato com a população atendida em uma unidade de atenção primária à saúde do município de Viçosa- MG. Descrição das principais ações: Durante o Estágio Supervisionado em Enfermagem, inicialmente foi realizado o Diagnóstico Administrativo e Situacional com o objetivo de levantar as necessidades da população e, em seguida, desenvolveu-se um plano de ação para intervenção nas prioridades definidas com a equipe de saúde. As atividades assistenciais e educativas desenvolvidas in loco proporcionaram ao discente de Enfermagem uma vivência significativa no contexto do cuidado. Durante esse período, o estudante teve a oportunidade de exercer a escuta ativa e acolhedora junto aos pacientes, favorecendo o estabelecimento de vínculos e o reconhecimento das demandas individuais e coletivas da população atendida. Além disso, houve a possibilidade de dialogar e trocar experiências teórico-práticas com os demais profissionais que compõem a equipe multiprofissional. Resultados alcançados até o momento: foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula de maneira prática e contextualizada e compreender as demandas desse nível de atenção, que expressam diferentes características de seus usuários e que podem requerer abordagens diferenciadas. Ao considerar também a historicidade, a cultura e os vínculos sociais dos indivíduos, é possível construir práticas mais humanizadas, que respeitem a complexidade de cada trajetória. Conclusão: a experiência possibilitou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e éticas. O contato com os usuários e com a equipe favoreceu uma compreensão ampliada do cuidado em saúde, evidenciando a importância da escuta qualificada, do acolhimento e da articulação entre saberes. Além disso, reforçou a necessidade de um olhar sensível às particularidades que incidem sobre os sujeitos e seus processos de saúde-doença, contribuindo para a formação de um profissional mais crítico, empático e comprometido com os princípios do sistema de saúde.
Palavras-chave Atenção Primária à Saúde, Relações Enfermeiro-Paciente, Enfermagem
Forma de apresentação..... Vídeo
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