| Resumo |
O presente projeto de pesquisa coletiva do Programa de Educação Tutorial Educação: Conexões de Saberes busca analisar a trajetória acadêmico-científica do estudante de graduação na Universidade Federal de Viçosa (UFV), com foco no acesso, na permanência e nos processos de socialização, considerando as influências do capital cultural, social e econômico herdados, e suas implicações na produção do conhecimento e na formação do habitus. Fundamentado na teoria de Pierre Bourdieu, o estudo pretende compreender como as condições materiais, o ambiente familiar e escolar, bem como as estratégias individuais e coletivas, interferem na escolha, no ingresso e na permanência do estudante no ensino superior, problematizando a relação entre as disposições sociais e a reprodução das desigualdades no campo acadêmico. O projeto tem como objetivo geral analisar os elementos que corroboram para o acesso e a permanência dos estudantes na UFV, investigando as relações estabelecidas no campo acadêmico, o capital cultural e familiar no processo de socialização, as implicações na atuação discente e as experiências vividas no decorrer da graduação. Especificamente, pretende-se caracterizar programas e ações de permanência, mapear espaços e agentes formativos, analisar a constituição da trajetória acadêmico-científica e discutir desafios e repercussões da permanência universitária. A metodologia adotada é de natureza quali-quantitativa, configurando-se como estudo de campo realizado no campus Viçosa, contando com aplicação de questionário on-line para, no mínimo, 550 estudantes e realização de grupos focais presenciais com 10% da amostra inicial, possibilitando aprofundamento das análises e triangulação dos dados. A análise qualitativa será guiada pela hermenêutica e pela análise de conteúdo, enquanto a quantitativa permitirá identificar variáveis objetivas e relações entre dados. Espera-se como resultado a identificação de fatores que favorecem ou dificultam a permanência, compreensão do papel do capital cultural na trajetória acadêmica e apontamentos para políticas públicas e institucionais de inclusão e equidade no ensino superior. Conclui-se que compreender a trajetória acadêmico-científica dos estudantes implica revelar as múltiplas dimensões sociais e subjetivas envolvidas, possibilitando a elaboração de estratégias mais eficazes para reduzir desigualdades, fortalecer processos formativos e valorizar o papel social da universidade na promoção do conhecimento crítico e transformador. |