Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20547

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Jhenifer Cezar da Silva
Orientador MAISA APARECIDA DE OLIVEIRA
Outros membros Ana Carolina de Paula Santiago, Letícia Nunes Sabino
Título Trajetória Acadêmico-Científica do Estudante Universitário: Acesso, Permanência e Processos De Socialização
Resumo O presente projeto de pesquisa coletiva do Programa de Educação Tutorial Educação: Conexões de Saberes busca analisar a trajetória acadêmico-científica do estudante de graduação na Universidade Federal de Viçosa (UFV), com foco no acesso, na permanência e nos processos de socialização, considerando as influências do capital cultural, social e econômico herdados, e suas implicações na produção do conhecimento e na formação do habitus. Fundamentado na teoria de Pierre Bourdieu, o estudo pretende compreender como as condições materiais, o ambiente familiar e escolar, bem como as estratégias individuais e coletivas, interferem na escolha, no ingresso e na permanência do estudante no ensino superior, problematizando a relação entre as disposições sociais e a reprodução das desigualdades no campo acadêmico. O projeto tem como objetivo geral analisar os elementos que corroboram para o acesso e a permanência dos estudantes na UFV, investigando as relações estabelecidas no campo acadêmico, o capital cultural e familiar no processo de socialização, as implicações na atuação discente e as experiências vividas no decorrer da graduação. Especificamente, pretende-se caracterizar programas e ações de permanência, mapear espaços e agentes formativos, analisar a constituição da trajetória acadêmico-científica e discutir desafios e repercussões da permanência universitária. A metodologia adotada é de natureza quali-quantitativa, configurando-se como estudo de campo realizado no campus Viçosa, contando com aplicação de questionário on-line para, no mínimo, 550 estudantes e realização de grupos focais presenciais com 10% da amostra inicial, possibilitando aprofundamento das análises e triangulação dos dados. A análise qualitativa será guiada pela hermenêutica e pela análise de conteúdo, enquanto a quantitativa permitirá identificar variáveis objetivas e relações entre dados. Espera-se como resultado a identificação de fatores que favorecem ou dificultam a permanência, compreensão do papel do capital cultural na trajetória acadêmica e apontamentos para políticas públicas e institucionais de inclusão e equidade no ensino superior. Conclui-se que compreender a trajetória acadêmico-científica dos estudantes implica revelar as múltiplas dimensões sociais e subjetivas envolvidas, possibilitando a elaboração de estratégias mais eficazes para reduzir desigualdades, fortalecer processos formativos e valorizar o papel social da universidade na promoção do conhecimento crítico e transformador.
Palavras-chave Permanência na universidade, Estudantes Universitários, Educação Superior
Forma de apresentação..... Vídeo
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