| Resumo |
As pontes são obras essenciais que compõem a infraestrutura de transportes, promovendo a continuidade das vias e, assim, a passagem de veículos, cargas e pessoas. A manutenção dessas estruturas em condições adequadas de funcionamento é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de um país. No entanto, as práticas convencionais de inspeção e de gestão de dados de infraestrutura têm se mostrado ineficientes diante dos desafios atuais, como o aumento das cargas de tráfego, a intensificação contínua do tráfego e o envelhecimento das estruturas. Os métodos tradicionais de registro de dados de inspeção em fichas não condizem com a disponibilidade tecnológica atual. Além disso, o grande volume de dados de inspeção, mantido em diversos relatórios, pode perder o seu valor de uso devido à fragmentação e à desconexão entre as informações. Em razão disso, há uma demanda crescente por tecnologias e processos que tornem mais eficientes as atividades de inspeção e gerenciamento de pontes. Nesse contexto, esta pesquisa propõe o desenvolvimento de um fluxo de trabalho fundamentado em soluções openBIM, com ênfase na definição e verificação automatizada de requisitos de informação. Devem ser definidos os requisitos de informação tanto do gestor quanto do inspetor. Os requisitos do gestor estão relacionados às informações necessárias para a avaliação da condição da estrutura, enquanto os requisitos do inspetor estão relacionados a dados de projeto, de construção e de inspeções anteriores. O fluxo começa com a definição de um modelo BIM mais leve que o modelo detalhado, para dar suporte às atividades de inspeção em campo. Uma vez validado, esse modelo deve ser inserido no sistema de inspeção, cujo conceito é desenvolvido nesta etapa do projeto. Esse sistema deve permitir a consulta a informações relevantes no modelo BIM, de modo a auxiliar a análise do inspetor, além de possibilitar o registro em campo e a avaliação dos dados de inspeção. Para isso, serão utilizados o esquema de dados IFC (Industry Foundation Classes) e ferramentas para dispositivos móveis. Essa abordagem minimiza o risco de perda de informações, uma vez que os dados são registrados diretamente no modelo IFC. Além disso, a interoperabilidade e a manutenção dos dados são asseguradas. A eficiência das atividades também é melhorada com a eliminação de retrabalho, já que não há necessidade de consolidação de dados em relatórios. O fluxo termina com a geração do modelo IFC de inspeção, o qual deve conter os dados exigidos pelo gestor da obra. Uma vez validado, esse modelo deve ser armazenado em uma plataforma central, como um CDE (Common Data Environment), para auxiliar a definição de estratégias de manutenção e para permitir a rastreabilidade das informações. |