| Resumo |
Um dos principais desafios enfrentados por professores de línguas adicionais no Brasil contemporâneo é a baixa motivação e o reduzido engajamento dos estudantes frente às práticas tradicionais de ensino. Diante disso, este trabalho propõe refletir sobre as potencialidades pedagógicas dos mangás — histórias em quadrinhos de origem japonesa — no ensino de inglês como língua adicional. Os mangás são caracterizados por traços visuais expressivos, linguagem acessível e narrativas envolventes, sendo amplamente consumidos por jovens brasileiros. Apesar de sua popularidade, esse gênero textual ainda é majoritariamente associado ao entretenimento e raramente é explorado em contextos educacionais, especialmente no ensino de línguas (Lima; Nunes, 2023). Considerando o apelo cultural e afetivo que os mangás exercem sobre os jovens, estudos sugerem que sua inclusão em práticas pedagógicas pode favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades linguísticas e discursivas (Braga; Spasette, 2018). Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal discutir de que modo a leitura orientada de mangás pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem do inglês, ampliando não apenas o repertório linguístico dos alunos, mas também seu engajamento e interesse pelas aulas. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica de caráter exploratório, mobilizando aportes teóricos das áreas de ensino de inglês como língua adicional, multiletramentos, uso de materiais autênticos e pesquisas recentes sobre mangás em contextos educacionais. A interlocução entre essas áreas permitiu uma revisão interdisciplinar sobre os benefícios e desafios do uso de textos multimodais no ensino de línguas. Os resultados da revisão apontam que os mangás, por sua natureza multimodal, constituem um recurso pedagógico promissor, capaz de articular leitura crítica, desenvolvimento lexical, compreensão textual e engajamento afetivo dos alunos. Além disso, seu uso pode favorecer a construção de práticas mais significativas e culturalmente relevantes em sala de aula, em consonância com perspectivas críticas da Linguística Aplicada e com as demandas contemporâneas da educação linguística (Howell, 2023). Conclui-se que os mangás podem se configurar como ferramentas viáveis para a inovação metodológica no ensino de inglês, especialmente em contextos escolares marcados por desmotivação e distanciamento entre os conteúdos escolares e o universo juvenil. |