| Outros membros |
Amanda Donegá da Silva, Ana Cristina Pinto Souza, Bruno Henrique Sousa de Alcantara, Emilly Siqueira de Lima, Giovana Wandalen Scottini, Halerrandro dos Santos Brito, Isabela Luiza Pereira e Ferreira, João Pedro Castro da Rocha |
| Resumo |
O Consórcio Intermunicipal para Assistência da Criança e do Adolescente (CIACA) é uma instituição que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, afastados do convívio familiar por determinação judicial, visando assegurar-lhes moradia digna, alimentação, educação, assistência integral à saúde, bem como condições para o exercício da cidadania, fortalecimento da autonomia e inserção social. No contexto das ações extensionistas promovidas pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Bioquímica da Universidade Federal de Viçosa (PET-BQI), foram realizadas duas edições de uma Feira de Ciências no CIACA, com o intuito de promover a divulgação científica por meio de atividades interativas, lúdicas e educativas, voltadas ao público infantojuvenil institucionalizado. A primeira edição ocorreu em novembro de 2024 e contemplou a execução de experimentos clássicos da ciência, como o “leite mágico”, o “fluido não newtoniano”, a “pasta de dente de elefante”, a “lâmpada de lava”, a simulação de erupção vulcânica e a construção e lançamento de foguetes. As crianças foram previamente organizadas em grupos, conforme a faixa etária, de modo a adaptar o nível de complexidade das atividades e favorecer o protagonismo infantil. A condução dos experimentos envolveu três etapas: introdução teórica, explicação do procedimento e execução prática com participação ativa dos acolhidos. A segunda edição, realizada em junho de 2025, contemplou abordagens voltadas a observação em microscópios, incluindo um momento de microscopia com observação de microrganismos e tecidos biológicos, a confecção de bonecos com "cabelo de alpiste" utilizando materiais recicláveis, e a aplicação do jogo educativo “Guerra dos Patógenos”, cuja proposta envolveu conceitos de imunologia e microbiologia. Ambas as ações contaram com planejamento prévio, divisão de tarefas entre os integrantes do PET e adaptação das práticas ao espaço físico e ao perfil do público atendido. Observou-se engajamento das crianças, expressado por meio da curiosidade, da participação espontânea e do interesse pelas temáticas abordadas. Conclui-se que a realização das Feiras de Ciências no CIACA contribuiu significativamente para a democratização do conhecimento científico em contextos de acolhimento institucional, promovendo não apenas o aprendizado, mas também a valorização da ciência como instrumento de inclusão, autonomia e transformação social. |