Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20518

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Davi de Souza Mendes
Orientador RAPHAEL DE SOUZA VASCONCELLOS
Outros membros Amanda Donegá da Silva, Ana Cristina Pinto Souza, Bruno Henrique Sousa de Alcantara, Emilly Siqueira de Lima, Giovana Wandalen Scottini, Halerrandro dos Santos Brito, Isabela Luiza Pereira e Ferreira, João Pedro Castro da Rocha
Título Feira de ciências no CIACA: Popularização da ciência para crianças em acolhimento institucional
Resumo O Consórcio Intermunicipal para Assistência da Criança e do Adolescente (CIACA) é uma instituição que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, afastados do convívio familiar por determinação judicial, visando assegurar-lhes moradia digna, alimentação, educação, assistência integral à saúde, bem como condições para o exercício da cidadania, fortalecimento da autonomia e inserção social. No contexto das ações extensionistas promovidas pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Bioquímica da Universidade Federal de Viçosa (PET-BQI), foram realizadas duas edições de uma Feira de Ciências no CIACA, com o intuito de promover a divulgação científica por meio de atividades interativas, lúdicas e educativas, voltadas ao público infantojuvenil institucionalizado. A primeira edição ocorreu em novembro de 2024 e contemplou a execução de experimentos clássicos da ciência, como o “leite mágico”, o “fluido não newtoniano”, a “pasta de dente de elefante”, a “lâmpada de lava”, a simulação de erupção vulcânica e a construção e lançamento de foguetes. As crianças foram previamente organizadas em grupos, conforme a faixa etária, de modo a adaptar o nível de complexidade das atividades e favorecer o protagonismo infantil. A condução dos experimentos envolveu três etapas: introdução teórica, explicação do procedimento e execução prática com participação ativa dos acolhidos. A segunda edição, realizada em junho de 2025, contemplou abordagens voltadas a observação em microscópios, incluindo um momento de microscopia com observação de microrganismos e tecidos biológicos, a confecção de bonecos com "cabelo de alpiste" utilizando materiais recicláveis, e a aplicação do jogo educativo “Guerra dos Patógenos”, cuja proposta envolveu conceitos de imunologia e microbiologia. Ambas as ações contaram com planejamento prévio, divisão de tarefas entre os integrantes do PET e adaptação das práticas ao espaço físico e ao perfil do público atendido. Observou-se engajamento das crianças, expressado por meio da curiosidade, da participação espontânea e do interesse pelas temáticas abordadas. Conclui-se que a realização das Feiras de Ciências no CIACA contribuiu significativamente para a democratização do conhecimento científico em contextos de acolhimento institucional, promovendo não apenas o aprendizado, mas também a valorização da ciência como instrumento de inclusão, autonomia e transformação social.
Palavras-chave feira de ciências, popularização da ciência, acolhimento institucional
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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