Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20517

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Informática
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Lorena Souza Moreira
Orientador ANDRE GUSTAVO DOS SANTOS
Outros membros Carlos Eduardo Paulino Silva
Título Interface Para Execução E Análise De Recomendação Automática De Exercícios De Programação Extraclasse
Resumo Este projeto de pesquisa em ensino está inserido em um projeto que tem como objetivo enfrentar o desafio da diversidade de conhecimento em disciplinas introdutórias de programação, onde estudantes com diferentes níveis de experiência representam um empecilho para a criação, por parte dos docentes, de atividades adequadas a todos. O objetivo central foi auxiliar no desenvolvimento de um sistema para a recomendação automática de exercícios de programação, buscando personalizar a aprendizagem ao investigar métricas de similaridade que consideram tanto as características dos problemas quanto os perfis dos alunos, com a hipótese de que uma experiência personalizada pode diminuir os índices de desistência. A metodologia adotada partiu da análise da documentação e do código-fonte do Ambiente de Correção Automática de Código (ACAC) BOCA, utilizado na instituição. Em seguida, realizou-se a verificação de protótipos pré-existentes para o cadastro de exercícios, identificando-se limitações críticas de usabilidade que tornavam a interface complexa, pouco intuitiva e propensa a erros, dificultando seu uso por professores e monitores. Para solucionar esses problemas, a fase de desenvolvimento concentrou-se na criação de novos protótipos com interfaces de cadastro e visualização de exercícios totalmente redesenhadas, focando em acessibilidade e eficiência. Foram implementadas melhorias, como uma tela de cadastro mais limpa e a inclusão de um sistema de filtragem por rotulação, que facilita a seleção de exercícios alinhados a perfis específicos de aprendizagem. Como resultados, foi aprimorada uma ferramenta funcional com potencial para apoiar o processo de ensino-aprendizagem, que facilita a gestão de exercícios, contribuindo para experimentos de um doutorando do projeto. Foi conduzido um experimento com alunos ingressantes do curso de Ciência da Computação, que permitiu a validação das estratégias de recomendação em um cenário real. A conclusão é que o projeto alcançou seus objetivos, criando uma solução robusta e oferecendo subsídios relevantes que confirmam o potencial de sistemas de recomendação para o aprimoramento de futuras soluções educacionais em programação.
Palavras-chave Sistema de recomendação, Ensino de Programação, ACAC's
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.