| Resumo |
O presente estudo visou identificar e criar possíveis alternativas para o desenvolvimento de processos de aprendizagem de habilidades/técnicas corporais, aqui compreendidos como incorporação, para a dança contemporânea, a partir da investigação prático-teórica com um grupo de dança contemporânea, de nível intermediário, voluntário. Os dados foram coletados no Departamento de Artes e Humanidades (DAH/UFV), nos ensaios do grupo independente de dança contemporânea, Grupo Sinergia, composto por dez intérpretes-criadores e uma diretora, envolvidos no processo de criação do espetáculo “Muito Perto do Sol”. Os eixos norteadores da pesquisa foram as temáticas Técnicas Corporais, Dança Contemporânea, Preparação Artístico-Corporal, Processo de Aprendizagem, Sistema Laban/Bartenieff de Análise do Movimento e a relação Corpo-Espaço. Tratou-se de um estudo de caso, de cunho qualitativo de perfil fenomenológico hermenêutico, com a utilização de análise e interpretação por triangulação de dados. Os instrumentos metodológicos foram: (1) pesquisa bibliográfica e documental em fluxo contínuo, através do acesso à banco de dados e acervos acadêmicos físicos e virtuais; (2) observação participante com organização das informações através da elaboração de um diário de bordo; (3) realização e transcrição de entrevistas do tipo semi-estruturada; (4) análise interpretativa dos dados por triangulação que inter-relaciona os diferentes tipos de dados coletados; (5) elaboração e aplicação de propostas de aulas práticas de desenvolvimento técnico artístico-corporal e (6) registros audiovisuais das práticas do grupo voluntário. Para tanto, foi necessário: (1) mapeamento de incidências de dificuldades práticas dos participantes, tendo como referência práticas de Dança Contemporânea de nível intermediário; (2) criação de uma abordagem de orientação aos intérpretes-criadores, fundamentada em interdisciplinaridades de teorias aplicadas em aulas e a partir das percepções de si e do outro via feedbacks; (3) estudo e aplicação de estratégias de preparação corporal já existentes, conforme dificuldades técnicas artístico-corporais mencionadas nas práticas/feedbacks e entrevistas pelos participantes e (4) criação e aplicação de estratégias para o desenvolvimento técnico artístico-corporal em favor da incorporação de gestualidades/habilidades expressivas dos alunos/participantes do curso de Dança da UFV. Através dos resultados deste trabalho, espera-se contribuir na construção de conhecimentos e reflexões sobre a consolidação de habilidades artístico-corporais para e na formação em nível superior de intérpretes e artistas educadores. |