Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20493

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Econômicas: ODS9
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor Allan Teixeira de Sousa
Orientador GEICE PAULA VILLIBOR
Outros membros Gustavo Andrade Massensine, Igor Araújo Barbosa, JOSEPH KALIL KHOURY JUNIOR
Título Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para análise de desempenho de um veículo fora de estrada tipo baja
Resumo Veículos Baja SAE exigem um projeto robusto e preciso, uma vez que o desempenho em tração, definido na fase inicial de projeto, é essencial para garantir mobilidade em condições adversas, bem como desempenho adequado nas provas dinâmicas da competição. Durante a operação, parte significativa da energia transmitida pelo motor é dissipada na interface pneu-solo. A hipótese que precede o trabalho é que, ao se compreender as restrições impostas à capacidade de tração, é possível promover modificações de projeto, resultando em melhorias no desempenho do veículo. Dessa forma, objetiva-se implementar uma ferramenta computacional para analisar a eficiência em tração e identificar seus fatores limitantes. O programa computacional engloba tanto os parâmetros específico do veículo, tais como massa, posição do centro de gravidade e características do pneu, quanto variáveis externas como inclinação do terreno, propriedades do solo e força de tração. A estrutura matemática para a análise de desempenho foi implementada na linguagem Python, utilizando uma metodologia iterativa. Para isso, a simulação aumenta progressivamente a força aplicada no reboque traseiro, com um incremento fixo a cada iteração. O processo iterativo é interrompido quando uma das condições predefinidas de limitação de tração é atingida: a força de reação nas rodas dianteiras atinge zero (indicando levantamento do eixo dianteiro), a patinagem das rodas atinge 100% em qualquer eixo (indicando perda de tração), ou o torque necessário para gerar a força de tração excede o torque máximo fornecido pelo motor do veículo. A simulação foi realizada com base nas características do veículo de 2022 (CP22), da equipe UFVbaja Pererecas, considerando duas configurações de tração: tração nas quatro rodas (4WD) e tração nas duas rodas (2WD). Os resultados da simulação demonstraram que a configuração 4WD melhora a capacidade de tração, reduzindo a patinagem das rodas traseiras de 30% (no 2WD) para 16%, além de aumentar a eficiência de tração de 58% para 62%. Ambas as configurações apresentaram demandas similares de torque e redução de velocidade à medida que a força no ponto de reboque aumentava. No entanto, a configuração 4WD apresentou melhor desempenho sob carga e menor patinagem, especialmente para condições de carga elevada. Os resultados destacam a vantagem da configuração 4WD na melhoria da capacidade de tração, do desempenho sob carga e eficiência geral, sendo mais adequada às exigências de aplicações fora de estrada. Por outro lado, a configuração 2WD permanece viável para condições de carga moderada, embora apresente maior patinagem e eficiência ligeiramente inferior nas situações de maior esforço. Conclui-se que o modelo computacional proposto constitui uma ferramenta eficaz para o refinamento de projetos e a melhoria do desempenho de veículos fora de estrada.
Palavras-chave Simulação Computacional, Eficiência Tratória, Modelagem Matemática
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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