| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Área temática | Dimensões Econômicas: ODS9 |
| Setor | Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica |
| Bolsa | Não se Aplica |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | Outros |
| Primeiro autor | Artur Dudenko |
| Orientador | ALEXANDRE SANTOS BRANDAO |
| Outros membros | Artur Dias Duarte, Caio Augusto Rodrigues Sampaio, Marcos Vinícius Vieira Costa |
| Título | Projeto e desenvolvimento de uma bancada de teste para motores brushless utilizados em drones |
| Resumo | O uso de drones tem se destacado mundialmente em diversas aplicações, como filmagens, entregas de encomendas, agricultura e uso militar. Esse crescimento tem impulsionado a evolução de seus componentes e o aprimoramento do desempenho. Entre os elementos fundamentais na construção de um drone, os motores desempenham papel central, uma vez que determinam o empuxo total gerado e influenciam diretamente no desempenho e na autonomia do sistema. Esta pesquisa teve como objetivos o desenvolvimento de uma bancada de testes estática para motores brushless — que utilizam controladores eletrônicos de velocidade (ESCs) — e a aquisição e análise de dados experimentais de desempenho. O protótipo da bancada foi projetado no software de modelagem SolidWorks, sendo majoritariamente construído em polímero por meio de impressão 3D. Componentes como eixos e mancais móveis foram confeccionados em alumínio, visando maior estabilidade estrutural e a redução de incertezas nos ensaios. A instrumentação da bancada contou com um sensor Hall e um ímã acoplado à superfície do motor para medição da rotação (RPM). Também foram utilizados uma célula de carga de 10 kg e os sensores ACS-712 e INA-219, responsáveis, respectivamente, pela medição de empuxo, corrente e tensão. Esses dados foram obtidos em função da rotação, possibilitando a análise do comportamento do motor em diferentes regimes operacionais. A aquisição dos dados foi realizada com o auxílio de um microcontrolador Arduino e do software MATLAB, que permitiu a visualização gráfica em tempo real. Os resultados demonstraram que as medições realizadas com o motor e a hélice da marca Holybro foram consistentes com os dados fornecidos pelo fabricante, validando a precisão da bancada. Observou-se, ainda, que o empuxo gerado é significativamente superior em temperaturas mais baixas, em razão da maior densidade do ar. Verificou-se um aumento aproximado de 30% no empuxo ao se comparar temperaturas entre 10 °C e 15 °C com aquelas entre 25 °C e 30 °C. Conclui-se que a bancada desenvolvida é adequada para ensaios de motores, hélices e ESCs, podendo contribuir significativamente para o desenvolvimento de drones mais eficientes. Além disso, seu baixo custo e a disponibilização dos arquivos de montagem tornam o projeto acessível a estudantes, pesquisadores e entusiastas da área. |
| Palavras-chave | Drone, bancada, teste |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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