Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20474

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Júlia Corrêa Camilo
Orientador MAISA APARECIDA DE OLIVEIRA
Outros membros Aline Emanuelle Machado de Lacerda
Título Projeto de Remição de Pena pela Leitura na APAC como um espaço formativo e extensionista no PET Educação
Resumo A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Visconde do Rio Branco é uma entidade sem fins lucrativos que propõe um modelo prisional humanizado, centrado na valorização da pessoa privada de liberdade, na disciplina e na corresponsabilidade. No contexto desse modelo, o projeto “Remição pela Leitura” representa uma estratégia legal e educativa de reintegração social, respaldada pela Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984), pela Lei nº 12.433/2011 e pela Resolução Conjunta SEDS/TJMG nº 204/2016. Com base nesse arcabouço jurídico, a Defensoria Pública do município convidou, em 2024, o Programa de Educação Tutorial Educação Conexões de Saberes, o PET/EDU, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para realizar a correção das resenhas literárias produzidas pelos apenados, como parte dos critérios para obtenção da remição da pena. O objetivo principal do projeto é apoiar tecnicamente a APAC na execução das atividades do programa, promovendo a leitura crítica, a escrita e a reflexão dos reeducandos, ao mesmo tempo em que se estimula o envolvimento dos petianos em ações educativas e sociais em ambientes não formais. A cada mês, cerca de 30 resenhas são enviadas por e-mail para o grupo PET EDU, distribuídas entre os 18 membros, sendo corrigidas por, pelo menos, dois avaliadores, com base em um gabarito padronizado e em conformidade com os critérios estabelecidos pela legislação. Para garantir a qualidade das análises, os petianos passaram por uma formação orientada por docentes do curso da UFV e elaboraram um formulário de avaliação dinâmico, instrutivo e de acordo com a legislação vigente. As devolutivas das resenhas são organizadas em arquivos PDF e enviadas à instituição conforme cronograma acordado. Os resultados observados até o momento evidenciam progressos qualitativos nas produções escritas dos reeducandos com maior tempo de participação, indicando ganhos linguísticos e reflexivos. Também foram identificados desafios pedagógicos, como casos de plágio, tratados com rigor educativo e orientações específicas. Apesar da dificuldade em mensurar o impacto judicial direto das correções, o projeto revela-se potente no fortalecimento das práticas de leitura e escrita, no estímulo à autonomia intelectual dos participantes e na promoção da dignidade humana no sistema prisional. Conclui-se que o envolvimento do PET/EDU nesse projeto reafirma o papel social da universidade e da educação como instrumentos eficazes de transformação e inclusão, com efeitos positivos tanto para os apenados quanto para os estudantes envolvidos, que amadurecem profissional e eticamente ao longo do processo.
Palavras-chave Remição pela leitura, APAC, Produção textual
Forma de apresentação..... Vídeo
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