| Resumo |
A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Visconde do Rio Branco é uma entidade sem fins lucrativos que propõe um modelo prisional humanizado, centrado na valorização da pessoa privada de liberdade, na disciplina e na corresponsabilidade. No contexto desse modelo, o projeto “Remição pela Leitura” representa uma estratégia legal e educativa de reintegração social, respaldada pela Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984), pela Lei nº 12.433/2011 e pela Resolução Conjunta SEDS/TJMG nº 204/2016. Com base nesse arcabouço jurídico, a Defensoria Pública do município convidou, em 2024, o Programa de Educação Tutorial Educação Conexões de Saberes, o PET/EDU, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para realizar a correção das resenhas literárias produzidas pelos apenados, como parte dos critérios para obtenção da remição da pena. O objetivo principal do projeto é apoiar tecnicamente a APAC na execução das atividades do programa, promovendo a leitura crítica, a escrita e a reflexão dos reeducandos, ao mesmo tempo em que se estimula o envolvimento dos petianos em ações educativas e sociais em ambientes não formais. A cada mês, cerca de 30 resenhas são enviadas por e-mail para o grupo PET EDU, distribuídas entre os 18 membros, sendo corrigidas por, pelo menos, dois avaliadores, com base em um gabarito padronizado e em conformidade com os critérios estabelecidos pela legislação. Para garantir a qualidade das análises, os petianos passaram por uma formação orientada por docentes do curso da UFV e elaboraram um formulário de avaliação dinâmico, instrutivo e de acordo com a legislação vigente. As devolutivas das resenhas são organizadas em arquivos PDF e enviadas à instituição conforme cronograma acordado. Os resultados observados até o momento evidenciam progressos qualitativos nas produções escritas dos reeducandos com maior tempo de participação, indicando ganhos linguísticos e reflexivos. Também foram identificados desafios pedagógicos, como casos de plágio, tratados com rigor educativo e orientações específicas. Apesar da dificuldade em mensurar o impacto judicial direto das correções, o projeto revela-se potente no fortalecimento das práticas de leitura e escrita, no estímulo à autonomia intelectual dos participantes e na promoção da dignidade humana no sistema prisional. Conclui-se que o envolvimento do PET/EDU nesse projeto reafirma o papel social da universidade e da educação como instrumentos eficazes de transformação e inclusão, com efeitos positivos tanto para os apenados quanto para os estudantes envolvidos, que amadurecem profissional e eticamente ao longo do processo. |