Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20466

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Ambientais: ODS12
Setor Departamento de Química
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Júlia Caldeira
Orientador REJANE DE CASTRO SANTANA
Outros membros Ana Clara Ribeiro Coelho, Igor Pecly Estephaneli, Maria Rita Moutinho Dutra, Matheus Lopes Machado
Título Balanço de massa e energia de um cheeseburger produzido em uma lanchonete de Viçosa.
Resumo O cheeseburger é um dos alimentos mais consumidos no segmento de fast food, composto por bife de carne bovina grelhada servido no pão com queijo derretido com adicionais de salada e molho. O presente trabalho teve como objetivo realizar balanços de massa e energia da produção de cheeseburger de uma lanchonete especializada da cidade de Viçosa, buscando determinar as composições e a energia consumida no seu preparo. Este trabalho foi realizado durante a disciplina de balanço de massa e energia (ENQ 101) do curso de Engenharia Química da UFV, com o intuito de aplicar os conhecimentos teóricos em um processo real, além de contribuir com a empresa, propondo melhorias. A partir de visitas ao estabelecimento, dados do processo produtivo foram coletados, como massa dos ingredientes e do produto final, potência dos equipamentos, temperatura e tempo de preparo. O bife, composto por uma mistura de fraldinha, acém e peito bovino, foi submetido ao processo de refilagem, onde 20% da gordura da carne in natura foram retirados. A carne parcialmente desengordurada foi submetida a moagem e a moldagem em bife, e então foi encaminhada para a chapa. O balanço de massa da produção unitária de um cheeseburger determinou que 125 g da mistura de carnes in natura são necessários para a produção de 100 g de bife cru. Já o molho de queijo foi preparado a 180°C a partir leite, blend de queijo, citrato e hexametafosfato de sódio, sendo utilizado 30 g de molho para cada cheeseburguer. O cheeseburguer final contendo o pão, carne grelhada e molho de queijo apresentou 187,5 g, sendo que 10 g de água evaporaram. A partir da capacidade calorífica dos ingredientes, consultada na literatura, temperatura do processo e potência dos equipamentos, foi realizado o balanço de energia. A energia necessária para a produção do molho de queijo foi: 12,609 kJ para o aquecimento dos ingredientes e 0,351 kJ para homogeneização do molho. O processo de moagem da carne consumiu 0,925 kJ. Já o preparo da carne na chapa (200°C) consumiu 86,993 kJ. Todos os cálculos foram realizados para uma unidade de cheeseburguer. Além disso, foi proposto que a gordura descartada no processo de refilagem (40 kg por semana) fosse alternativamente utilizada na produção de sabão, promovendo o aproveitamento desse resíduo como uma atitude sustentavelmente responsável. 1,4 kg de sabão pode ser produzido a partir de 1,2 kg de gordura e 100 g de NaOH diluído em 100 ml de água. A ascensão do marketing solidário promove uma imagem positiva da empresa, o que resulta em um futuro aumento do lucro. De acordo com uma pesquisa feita pela Cone Communications CSR Study, 87% dos consumidores comprariam um produto de uma empresa que defende uma causa em que acreditam. Ademais, durante o trabalho foi possível destacar o papel fundamental da engenharia em transformar processos industriais em modelos de eficiência e responsabilidade socioambiental.
Palavras-chave Carne, molho de queijo, marketing solidário
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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