Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20463

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Informática
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Hugo Costa Araujo
Orientador RICARDO DOS SANTOS FERREIRA
Título Uso de Inteligência Artificial no Ensino da Graduação
Resumo Este projeto, feito com apoio da Funarbe e UFV, tem como objetivo investigar o impacto e as potencialidades da Inteligência Artificial (IA) no ensino de graduação, com foco na Universidade Federal de Viçosa (UFV). A proposta principal é compreender como ferramentas de IAs (como ChatGPT, Claude, Gemini, entre outros), podem auxiliar professores, monitores e estudantes nos processos de ensino-aprendizagem, mesmo na ausência de conhecimento técnico aprofundado em programação ou informática.
Para isso, foram desenvolvidos materiais de apoio voltados à capacitação de docentes e monitores no uso de ferramentas de IA. O foco é demonstrar que, por meio de prompts simples enviados para essas ferramentas, é possível obter códigos que automatizam tarefas comuns na graduação, como: análise de planilhas, elaboração de gráficos, construção de exercícios, planejamento de aulas e correção automatizada de avaliações, especialmente em disciplinas com grande número de estudantes.
Além disso, produziu-se material didático com exemplos práticos em Python e atividades desenvolvidas no ambiente Google Colab, mostrando o potencial e a capacidade das IAs. Foram criadas interfaces interativas, geradores de exercícios e ferramentas para coleta e visualização de dados, com foco em disciplinas como matemática e física.
O projeto também contempla uma abordagem voltada para a Ciência da Computação. Foi feito um material no Google Colab para artigo apresentado na Educomp 2025 que se baseava no estudo e análise de técnicas de prompts aplicadas à construção de ferramentas de ensino da computação. Realizou-se um comparativo entre as respostas geradas por algumas IAs: ChatGPT, Claude, Copilot e Gemini, a partir do uso de diferentes técnicas de prompts que visavam desenvolver ferramentas de ensino sobre tópicos da computação.
Materiais de apresentação de bibliotecas Python como Matplot e Pandas também foram desenvolvidos para que o público-alvo conheça quais são as ferramentas e bibliotecas que devem explorar ao enviar um prompt para uma Inteligência Artificial.
Desse modo, a iniciativa reforça a importância do uso responsável da IA na educação, destacando tanto suas potencialidades quanto suas limitações.
Palavras-chave Inteligência Artificial, ensino-aprendizagem, docentes
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,75 segundos.