| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de Informática |
| Bolsa | FUNARBEN |
| Conclusão de bolsa | Sim |
| Apoio financeiro | FUNARBE |
| Primeiro autor | Hugo Costa Araujo |
| Orientador | RICARDO DOS SANTOS FERREIRA |
| Título | Uso de Inteligência Artificial no Ensino da Graduação |
| Resumo | Este projeto, feito com apoio da Funarbe e UFV, tem como objetivo investigar o impacto e as potencialidades da Inteligência Artificial (IA) no ensino de graduação, com foco na Universidade Federal de Viçosa (UFV). A proposta principal é compreender como ferramentas de IAs (como ChatGPT, Claude, Gemini, entre outros), podem auxiliar professores, monitores e estudantes nos processos de ensino-aprendizagem, mesmo na ausência de conhecimento técnico aprofundado em programação ou informática. Para isso, foram desenvolvidos materiais de apoio voltados à capacitação de docentes e monitores no uso de ferramentas de IA. O foco é demonstrar que, por meio de prompts simples enviados para essas ferramentas, é possível obter códigos que automatizam tarefas comuns na graduação, como: análise de planilhas, elaboração de gráficos, construção de exercícios, planejamento de aulas e correção automatizada de avaliações, especialmente em disciplinas com grande número de estudantes. Além disso, produziu-se material didático com exemplos práticos em Python e atividades desenvolvidas no ambiente Google Colab, mostrando o potencial e a capacidade das IAs. Foram criadas interfaces interativas, geradores de exercícios e ferramentas para coleta e visualização de dados, com foco em disciplinas como matemática e física. O projeto também contempla uma abordagem voltada para a Ciência da Computação. Foi feito um material no Google Colab para artigo apresentado na Educomp 2025 que se baseava no estudo e análise de técnicas de prompts aplicadas à construção de ferramentas de ensino da computação. Realizou-se um comparativo entre as respostas geradas por algumas IAs: ChatGPT, Claude, Copilot e Gemini, a partir do uso de diferentes técnicas de prompts que visavam desenvolver ferramentas de ensino sobre tópicos da computação. Materiais de apresentação de bibliotecas Python como Matplot e Pandas também foram desenvolvidos para que o público-alvo conheça quais são as ferramentas e bibliotecas que devem explorar ao enviar um prompt para uma Inteligência Artificial. Desse modo, a iniciativa reforça a importância do uso responsável da IA na educação, destacando tanto suas potencialidades quanto suas limitações. |
| Palavras-chave | Inteligência Artificial, ensino-aprendizagem, docentes |
| Forma de apresentação..... | Vídeo |
| Link para apresentação | Vídeo |
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