| Resumo |
O trabalho “Recomposição de Aprendizagem no 9° Ano do EFII”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), consiste numa série de intervenções pedagógicas voltadas à recomposição de aprendizagem aplicadas no 9° ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Raul de Leoni. O presente justifica-se pelo fato de haver a necessidade de revisão de alguns conteúdos do ensino básico de Língua Portuguesa, a fim de que seja possível aos alunos a progressão de conteúdos, bem como a redação de textos de diversos gêneros, em especial o texto dissertativo-argumentativo, frequentemente exigido em exames avaliativos, como o Enem, numa turma que necessita de intervenções de aprendizagem em virtude do déficit educacional gerado pela pandemia Covid-19. Nesse sentido, foi ministrada a introdução à redação de textos dissertativo-argumentativos, bem como a revisão de tópicos importantes da Língua Portuguesa. Tal trabalho foi desenvolvido por meio de aulas ministradas pelos ID em horário escolar regular dos estudantes, com foco em aspectos fundamentais da produção textual, como introdução à redação, acentuação gráfica e tipologia e gêneros textuais, de modo a dar seguimentos aos assuntos trabalhados pela professora da turma. A primeira aula foca no parágrafo padrão, iniciando com a leitura de textos, como os utilizados na redação do Enem, seguida da apresentação teórica sobre a estrutura do parágrafo, exemplificação com pequenos textos e encerramento com uma atividade de escrita. A segunda aula trata das regras de acentuação, começando com a leitura de textos motivadores, passando pela apresentação das normas de acentuação e dicas para facilitar a assimilação dessas regras, culminando com uma prática de acentuação de diversas palavras. Já a terceira aula aborda os tipos e gêneros textuais, com explicações teóricas, uso de uma tabela-resumo para sistematizar os tipos textuais, discussão sobre as diferenças entre tipo e gênero textual, finalizando com uma atividade escrita aplicada. Como resultados obtidos, podemos observar que a partir das aulas ministradas os alunos melhoraram de forma considerável nos aspectos de uso da Língua Portuguesa em produções textuais de diversos tipos, assim como a compreensão sobre a organização textual de diferentes gêneros. Ademais, foi possível aos licenciandos aperfeiçoarem aspectos relacionados à esfera docente, como pesquisa, organização e planejamento de aulas. O projeto revelou-se, portanto, uma ação eficaz tanto para o processo de recomposição de aprendizagem dos alunos quanto para o fortalecimento da formação inicial dos futuros professores. |