Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20447

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS10
Setor Departamento de Educação
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Letícia Nunes Sabino
Orientador MAISA APARECIDA DE OLIVEIRA
Outros membros Jhenifer Cezar da Silva
Título Experiência do PET-Educação com Crianças e Adolescentes em Acolhimento Institucional: Interfaces entre Educação, Cidadania e Extensão Universitária
Resumo O presente trabalho apresenta a experiência extensionista do grupo PET Educação, vinculado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com o Consórcio Intermunicipal para Assistência à Criança e ao Adolescente (CIACA), com o objetivo de desenvolver atividades educativas e lúdicas com crianças e adolescentes em acolhimento institucional, promovendo socialização, criatividade e fortalecimento de vínculos comunitários. A iniciativa buscou articular teoria e prática na formação dos futuros educadores, oferecendo aos estudantes vivências práticas que ampliaram sua compreensão acerca da realidade social e das políticas públicas de assistência. As principais ações realizadas incluíram uma visita inicial ao CIACA para conhecer a estrutura física e o perfil dos acolhidos, criando vínculo e planejamento conjunto; uma trilha ecológica na Mata do Paraíso com atividades de educação ambiental, integração e bem-estar em ambiente natural, fortalecendo as relações interpessoais; e um dia de atividades recreativas e pedagógicas na sede do CIACA, envolvendo pintura, contação de histórias, jogos de cartas e brincadeiras coletivas, promovendo o afeto e a escuta sensível. Além dessas ações, o grupo organizou o evento X° CompartilhaPET em parceria com a Secretaria de Educação de Viçosa, oferecendo oficinas para educadores e fortalecendo o repertório teórico-prático do PET. Os resultados evidenciaram impacto positivo na socialização e no engajamento dos acolhidos, que puderam expressar-se livremente e vivenciar experiências significativas, enquanto os estudantes desenvolveram competências socioemocionais como empatia, trabalho em equipe e escuta ativa. Houve também maior aproximação entre universidade e comunidade, incentivando práticas extensionistas colaborativas e interdisciplinares, fortalecendo redes de apoio. Conclui-se que o projeto reafirma o potencial transformador da educação e das ações extensionistas na formação crítica e humanizada dos futuros educadores, contribuindo não apenas para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes acolhidos, mas também para a reflexão e aprimoramento das práticas pedagógicas universitárias, fortalecendo o papel social da universidade como agente de transformação e inclusão.
Palavras-chave Acolhimento institucional, extensão universitária, formação docente.
Forma de apresentação..... Vídeo
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