| Resumo |
O presente trabalho apresenta a experiência extensionista do grupo PET Educação, vinculado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com o Consórcio Intermunicipal para Assistência à Criança e ao Adolescente (CIACA), com o objetivo de desenvolver atividades educativas e lúdicas com crianças e adolescentes em acolhimento institucional, promovendo socialização, criatividade e fortalecimento de vínculos comunitários. A iniciativa buscou articular teoria e prática na formação dos futuros educadores, oferecendo aos estudantes vivências práticas que ampliaram sua compreensão acerca da realidade social e das políticas públicas de assistência. As principais ações realizadas incluíram uma visita inicial ao CIACA para conhecer a estrutura física e o perfil dos acolhidos, criando vínculo e planejamento conjunto; uma trilha ecológica na Mata do Paraíso com atividades de educação ambiental, integração e bem-estar em ambiente natural, fortalecendo as relações interpessoais; e um dia de atividades recreativas e pedagógicas na sede do CIACA, envolvendo pintura, contação de histórias, jogos de cartas e brincadeiras coletivas, promovendo o afeto e a escuta sensível. Além dessas ações, o grupo organizou o evento X° CompartilhaPET em parceria com a Secretaria de Educação de Viçosa, oferecendo oficinas para educadores e fortalecendo o repertório teórico-prático do PET. Os resultados evidenciaram impacto positivo na socialização e no engajamento dos acolhidos, que puderam expressar-se livremente e vivenciar experiências significativas, enquanto os estudantes desenvolveram competências socioemocionais como empatia, trabalho em equipe e escuta ativa. Houve também maior aproximação entre universidade e comunidade, incentivando práticas extensionistas colaborativas e interdisciplinares, fortalecendo redes de apoio. Conclui-se que o projeto reafirma o potencial transformador da educação e das ações extensionistas na formação crítica e humanizada dos futuros educadores, contribuindo não apenas para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes acolhidos, mas também para a reflexão e aprimoramento das práticas pedagógicas universitárias, fortalecendo o papel social da universidade como agente de transformação e inclusão. |