Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20443

ISSN 2237-9045
Instituição Escola Municipal José Lopes Valente Sobrinho
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Adriane Oliveira Santos Barbosa
Orientador MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA
Outros membros Anádia Maria dos Anjos Costa, Dâmaris da Silva Alves, Gabryella de Almeida Sousa, Mariana Leal de Avelar Barbosa
Título Projeto: Mãos na horta
Resumo O “Projeto Mãos na Horta” foi implementado na Escola Municipal José Lopes valente Sobrinho em fevereiro de 2025 com a participação das bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Pedagogia/UFV, envolvendo as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. A opção por trabalhar com horta escolar se deu devido ao reconhecimento dos benefícios que pode gerar, como a promoção da educação ambiental; as crianças aprendem sobre a importância da agricultura sustentável, conservação do meio ambiente e os ciclos da natureza; hábitos alimentares saudáveis, considerando que a horta proporciona acesso a alimentos frescos e nutritivos e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nas crianças, na medida em que a horta estimula a responsabilidade, a cooperação, o respeito ao meio ambiente e a interação social. No quesito desenvolvimento de habilidades práticas, as crianças aprendem sobre o cultivo de plantas, o cuidado com a terra e a importância do trabalho em equipe. A horta oferece um espaço para que as crianças se conectem com a natureza, desenvolvendo uma relação mais próxima com o ambiente, trazendo benefícios para a saúde mental, reduzindo o estresse e a ansiedade, além de promover a autoestima. O projeto auxilia o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar, conectando diferentes áreas do currículo escolar, como ciências, matemática, geografia e português, tornando o aprendizado mais dinâmico, prazeroso e significativo. Enfim, a horta escolar não é apenas um espaço de cultivo, mas um laboratório vivo onde a aprendizagem floresce de forma prática e divertida. A escolha pela metodologia participativa teve o intuito de envolver as crianças, professores e familiares na concepção, planejamento e execução do projeto. As atividades foram executadas em etapas, como, a escolha e preparação do local adequado para a horta; a definição das culturas a serem plantadas, como hortaliças, ervas medicinais, temperos etc. Para o plantio e manutenção da horta, efetuou-se a organização de equipes, cada turma de crianças e professoras ficou responsável pelas etapas, desde a preparação do solo e adubação orgânica, o plantio das mudas e das sementes, a manutenção com regas periódicas, controle do mato e das pragas (controle biológico), o monitoramento do crescimento das plantas, a colheita e os registros das atividades. O projeto Mãos na horta ainda está em andamento e já apresentou resultados como a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis das crianças, o enriquecimento da merenda escolar, o conhecimento sobre a importância do solo, da agricultura e do meio ambiente, o desenvolvimento de habilidades práticas e a criação de um espaço mais agradável para as crianças, pelo contato com a natureza, numa escola mais verde. Espera-se que, para além dos objetivos propostos, a horta escolar contribua para fortalecer os laços afetivos entre a escola, as crianças, as famílias e a comunidade escolar como um todo.
Palavras-chave Meio ambiente, Sustentabilidade, Educação
Forma de apresentação..... Vídeo
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