| Resumo |
O “Projeto Mãos na Horta” foi implementado na Escola Municipal José Lopes valente Sobrinho em fevereiro de 2025 com a participação das bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Pedagogia/UFV, envolvendo as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. A opção por trabalhar com horta escolar se deu devido ao reconhecimento dos benefícios que pode gerar, como a promoção da educação ambiental; as crianças aprendem sobre a importância da agricultura sustentável, conservação do meio ambiente e os ciclos da natureza; hábitos alimentares saudáveis, considerando que a horta proporciona acesso a alimentos frescos e nutritivos e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nas crianças, na medida em que a horta estimula a responsabilidade, a cooperação, o respeito ao meio ambiente e a interação social. No quesito desenvolvimento de habilidades práticas, as crianças aprendem sobre o cultivo de plantas, o cuidado com a terra e a importância do trabalho em equipe. A horta oferece um espaço para que as crianças se conectem com a natureza, desenvolvendo uma relação mais próxima com o ambiente, trazendo benefícios para a saúde mental, reduzindo o estresse e a ansiedade, além de promover a autoestima. O projeto auxilia o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar, conectando diferentes áreas do currículo escolar, como ciências, matemática, geografia e português, tornando o aprendizado mais dinâmico, prazeroso e significativo. Enfim, a horta escolar não é apenas um espaço de cultivo, mas um laboratório vivo onde a aprendizagem floresce de forma prática e divertida. A escolha pela metodologia participativa teve o intuito de envolver as crianças, professores e familiares na concepção, planejamento e execução do projeto. As atividades foram executadas em etapas, como, a escolha e preparação do local adequado para a horta; a definição das culturas a serem plantadas, como hortaliças, ervas medicinais, temperos etc. Para o plantio e manutenção da horta, efetuou-se a organização de equipes, cada turma de crianças e professoras ficou responsável pelas etapas, desde a preparação do solo e adubação orgânica, o plantio das mudas e das sementes, a manutenção com regas periódicas, controle do mato e das pragas (controle biológico), o monitoramento do crescimento das plantas, a colheita e os registros das atividades. O projeto Mãos na horta ainda está em andamento e já apresentou resultados como a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis das crianças, o enriquecimento da merenda escolar, o conhecimento sobre a importância do solo, da agricultura e do meio ambiente, o desenvolvimento de habilidades práticas e a criação de um espaço mais agradável para as crianças, pelo contato com a natureza, numa escola mais verde. Espera-se que, para além dos objetivos propostos, a horta escolar contribua para fortalecer os laços afetivos entre a escola, as crianças, as famílias e a comunidade escolar como um todo. |