Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20440

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Econômicas: ODS9
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Jean Antônio Emerick
Orientador JOSE LUIZ RANGEL PAES
Outros membros GUSTAVO DE SOUZA VERISSIMO
Título Desenvolvimento e avaliação do desempenho estrutural de placas de concreto pré-moldado leve para painéis de Light Steel Framing
Resumo O sistema Light Steel Framing (LSF) tem se consolidado na construção civil brasileira nas últimas décadas por conciliar rapidez de execução, racionalização dos processos construtivos e elevado grau de industrialização. Apesar dessas vantagens, a estabilidade horizontal ainda representa uma das principais limitações estruturais em edificações em LSF. Tradicionalmente, a estabilização horizontal dessas estruturas é assegurada por meio de painéis reforçados com fitas metálicas ou treliças de aço, que atuam como sistemas de contraventamento para resistir a ações horizontais de vento e sismos. No entanto, sob níveis elevados de forças horizontais, esses sistemas podem apresentar deslocamentos excessivos devido à sua rigidez limitada, comprometendo o desempenho global da estrutura. No presente trabalho realiza-se o desenvolvimento e a avaliação de desempenho estrutural de placas de concreto pré-moldado leve (CPML) como solução inovadora para vedação e estabilização de painéis de LSF. A proposta busca combinar leveza, resistência mecânica e compatibilidade entre os materiais, promovendo melhorias no desempenho estrutural do sistema. O trabalho envolveu o desenvolvimento e caracterização de diferentes traços de concreto leve, reforçados com fibras de polipropileno, visando alcançar uma formulação com reduzida massa específica e propriedades mecânicas adequadas. As placas foram moldadas em laboratório com dimensões padronizadas, assegurando a reprodutibilidade dos ensaios e a viabilidade de aplicação em escala real. A caracterização mecânica abrangeu ensaios de compressão axial, tração na flexão e determinação dos módulos de elasticidade (à compressão e à flexão), conduzidos conforme as normas técnicas brasileiras vigentes. Os resultados demonstraram que, mesmo com uma baixa massa específica, as placas de CPML apresentaram resistência e rigidez compatíveis com exigências para elementos com função estrutural, o que pode resultar em benefícios expressivos no transporte e na montagem, devido ao seu baixo peso, assim como na capacidade de promover a estabilidade global dos painéis. Com base nesses resultados, as placas de CPML configuram-se como uma solução promissora para a estabilização de painéis de parede em LSF, contribuindo para a diversificação de materiais de fechamento estrutural e para o avanço de tecnologias construtivas leves e eficientes. Os resultados obtidos se constituem uma base sólida para o aprofundamento da pesquisa, com foco na análise do comportamento da conexão entre os perfis de aço e as placas de CPML, bem como na avaliação estrutural de painéis de cisalhamento revestidos com esse tipo de elemento.
Palavras-chave Estruturas de aço, Light Steel Framing, Concreto pré-moldado leve
Forma de apresentação..... Vídeo
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