Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20424

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Júlia Barbosa da Silva
Orientador CARINA APARECIDA LIMA DE SOUZA
Outros membros Joao Vitor da Silva Carreiro
Título Atendimento para orientação em atividade de análise discursiva
Resumo Este relato apresenta uma experiência pedagógica com estudantes da 1ª série do Ensino Médio, no contraturno escolar, centrada na leitura crítica e na análise discursiva de textos jornalísticos e publicitários. O tema da atividade foi a identificação de discursos mercadológicos, religiosos, homofóbicos ou racistas em gêneros discursivos midiáticos. Para tanto, articulou-se a análise da interioridade (estrutura e vocabulário) e exterioridade (assunto, autor, público, fonte, data e registro) da linguagem. O público-alvo foram estudantes do CAp-Coluni/UFV, acompanhados por bolsistas do PIBID, atuando como mediadores. A proposta surgiu da necessidade de desenvolver competências de leitura crítica que ultrapassassem a decodificação textual, aproximando os alunos da linguagem como prática social, promovendo uma postura reflexiva diante de discursos naturalizados, em especial os que reproduzem exclusões e preconceitos. O objetivo geral foi orientar a análise discursiva de textos, articulando saberes linguísticos e extralinguísticos. Os objetivos específicos foram selecionar textos com marcas de discursos hegemônicos, considerando o ensino do processo de leitura; e apoiar a produção de apresentações orais e escritas em grupos, com o intuito de aprendizado de processo de leitura adequado. A metodologia consistiu em atendimentos semanais durante três semanas. Na primeira, os pibidianos auxiliaram os grupos na escolha de textos com discursos hegemônicos específicos; na segunda, orientaram a análise discursiva com base em interioridade e exterioridade; e na terceira, ajudaram na construção dos slides para apresentação final. Como resultados parciais, observou-se baixa adesão aos atendimentos nas duas primeiras semanas, o que comprometeu o planejamento.A participação mais efetiva ocorreu apenas na última semana, quando muitos grupos ainda não haviam finalizado etapas iniciais, como a escolha do texto a ser analisado, o que dificultou o aprofundamento das análises. O envolvimento tardio apontou a necessidade de estratégias mais eficazes de engajamento e continuidade das ações no contraturno, além de estimular maior responsabilidade dos estudantes. A experiência evidenciou o potencial formativo da análise discursiva no ensino médio e sua relevância para a leitura de gêneros discursivos midiáticos, embora também tenha revelado desafios que exigem ajustes metodológicos para ampliar os efeitos em futuras edições.
Palavras-chave Relato, experiência pedagógica, iniciação à docência
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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