| Resumo |
Este relato apresenta uma experiência pedagógica com estudantes da 1ª série do Ensino Médio, no contraturno escolar, centrada na leitura crítica e na análise discursiva de textos jornalísticos e publicitários. O tema da atividade foi a identificação de discursos mercadológicos, religiosos, homofóbicos ou racistas em gêneros discursivos midiáticos. Para tanto, articulou-se a análise da interioridade (estrutura e vocabulário) e exterioridade (assunto, autor, público, fonte, data e registro) da linguagem. O público-alvo foram estudantes do CAp-Coluni/UFV, acompanhados por bolsistas do PIBID, atuando como mediadores. A proposta surgiu da necessidade de desenvolver competências de leitura crítica que ultrapassassem a decodificação textual, aproximando os alunos da linguagem como prática social, promovendo uma postura reflexiva diante de discursos naturalizados, em especial os que reproduzem exclusões e preconceitos. O objetivo geral foi orientar a análise discursiva de textos, articulando saberes linguísticos e extralinguísticos. Os objetivos específicos foram selecionar textos com marcas de discursos hegemônicos, considerando o ensino do processo de leitura; e apoiar a produção de apresentações orais e escritas em grupos, com o intuito de aprendizado de processo de leitura adequado. A metodologia consistiu em atendimentos semanais durante três semanas. Na primeira, os pibidianos auxiliaram os grupos na escolha de textos com discursos hegemônicos específicos; na segunda, orientaram a análise discursiva com base em interioridade e exterioridade; e na terceira, ajudaram na construção dos slides para apresentação final. Como resultados parciais, observou-se baixa adesão aos atendimentos nas duas primeiras semanas, o que comprometeu o planejamento.A participação mais efetiva ocorreu apenas na última semana, quando muitos grupos ainda não haviam finalizado etapas iniciais, como a escolha do texto a ser analisado, o que dificultou o aprofundamento das análises. O envolvimento tardio apontou a necessidade de estratégias mais eficazes de engajamento e continuidade das ações no contraturno, além de estimular maior responsabilidade dos estudantes. A experiência evidenciou o potencial formativo da análise discursiva no ensino médio e sua relevância para a leitura de gêneros discursivos midiáticos, embora também tenha revelado desafios que exigem ajustes metodológicos para ampliar os efeitos em futuras edições. |