Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20415

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Dâmaris da Silva Alves
Orientador MARIA TERESA FIALHO DE SOUSA CAMPOS
Outros membros Elias Rodrigues, REGINA CELIA RODRIGUES DE MIRANDA MILAGRES, Tatiane Araújo Cupertino, Thayná Flausino Faria
Título Storytelling na perspectiva lúdica da narrativa da “Borboleta verde e a horta”: Uma estratégia educativa para estimular a exploração e o consumo de verduras por pré-escolares
Resumo A educação alimentar para pré-escolar deve abranger demandas de aprendizagens identificadas por grupo, contextualizando atitudes positivas frente ao alimento, o comer e a comensalidade, com a finalidade de estimular a criança no ato da refeição. Nesta perspectiva, o ambiente de refeição, bem como os momentos de experimentação sensorial e de exploração dos alimentos precisam ser bem gerenciados para despertar o interesse da criança por novos sabores e texturas, de forma a favorecer a variedade da composição do prato. Partindo-se dos achados do Projeto de extensão “CRESCENDO COM SAÚDE”, desenvolvido em instituição filantrópica de Viçosa-MG, constatou-se a necessidade de intervenção em educação alimentar com crianças em idades pré-escolar com baixo consumo de verduras e até mesmo, comportamentos de resistência aos folhosos verdes. Assim, objetivou-se promover educação alimentar por meio de estratégia educativa no contexto de contação de história. A história foi estruturada com base em visitas técnicas e na observação participante em ambientes onde as crianças realizam as refeições. A partir de ilustrações que contextualizam as salas de aula com as quais as crianças já estão familiarizadas, identificou-se a Borboleta como personagem principal para compor a narrativa que envolveu a arte de Storytelling. A borboleta verde surgiu como uma estratégia de aproximar as crianças de cores representativas de couve e alface, por ambas verduras fazerem parte do cardápio da Instituição. A história da “Borboleta verde e a horta” foi contada e cantada em música para 27 crianças entre 2 e 5 anos, em momentos distintos, para abranger reações e curiosidades peculiares às idades. O texto no formato musicalizado foi articulado à narrativa da história para estimular a participação e favorecer a experiência sensorial tátil das crianças com as verduras. Na finalização do momento lúdico-educativo do Storytelling, as crianças foram convidadas a se posicionarem à mesa de refeição, sendo relatado que seria ofertado a couve picada fininha e a alface em formato de pequenas trouxinhas. Este foi o momento que trouxemos ambas verduras cruas e adequadamente higienizadas, cortadas e sem adição de temperos, servidas em travessas que circularam na mesa de refeição. A equipe envolvida com a atividade iniciou o consumo, estimulando as crianças com a representação do contentamento retratado em expressões faciais e gestuais que transmitiam a satisfação ao provar, mastigar e engolir. As falas pronunciadas reafirmavam o gostar muito de comer estes alimentos. Como resultado, todas as crianças experimentaram tanto a couve, quanto a alface, repetindo mais de uma vez, levando a equipe a repor as verduras. Surpreendeu o fato delas consumirem com satisfação e manifestarem que passariam a comer as verduras presentes nas refeições. Conclui-se que atividades lúdicas são ferramentas que melhoram a relação do pré-escolar com os alimentos, devendo ser uma prática investida no ambiente escolar.
Palavras-chave Educação alimentar, Contação de história, Texto musicalizado.
Forma de apresentação..... Vídeo
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