| Resumo |
É notório que no Brasil grande parte da população é de origem africana devido ao tráfico transatlântico de escravizados trazidos da África ocorrido entre os séculos XVI e XIX, durante o período colonial e início do império. Milhões de africanos foram trazidos à força para o Brasil, principalmente para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar, café e em outros trabalhos forçados. Muitos costumes foram transmitidos ao longo do tempo, de geração para geração, muitas vezes, por meio da oralidade, fazendo parte da cultura do nosso país. Neste contexto, o presente trabalho, em andamento no âmbito do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (MPECM/UFV), visa explorar as contribuições da cultura africana e sua herança nas aulas de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim sendo, esta pesquisa fundamenta-se na perspectiva do currículo em ação para trabalhar a temática “História e Cultura Afro-Brasileira" visando a valorização das raízes africanas do povo brasileiro. O currículo como prática social expressa e comunica significados permitindo ao professor o fortalecimento e a valorização dos educandos em suas diversidades culturais. A prática pedagógica será desenvolvida com uma turma do 2o ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do Município de Viçosa/MG, a partir da exploração da Geometria Sona. Esta tradição é patrimônio cultural do povo Quioco do Nordeste de Angola, caracterizada pela confecção de desenhos na areia, composta por pontos e linhas feitas com as extremidades dos dedos. O quadro teórico desta pesquisa assenta-se na Etnomatemática, na Educação Matemática Crítica e na Enculturação Matemática que fomentam o debate envolvendo a matemática escolar, as culturas e as relações de poder, a partir da valorização das tradições e saberes locais do conhecimento matemático. A metodologia é desenhada como pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Esperamos que os resultados enriqueçam as aulas de matemática numa abordagem antirracista e promovam a cidadania. É, também, intenção do trabalho favorecer a aplicação efetiva da Lei nº 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas brasileiras de educação básica. |