Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20384

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Juliana Aparecida Moreira
Orientador MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA
Outros membros CRISTIANE APARECIDA BAQUIM
Título GEOMETRIA SONA: resgate da cultura africana nas aulas de matemática e ressignificação do currículo escolar de uma escola pública de Viçosa-MG
Resumo É notório que no Brasil grande parte da população é de origem africana devido ao tráfico transatlântico de escravizados trazidos da África ocorrido entre os séculos XVI e XIX, durante o período colonial e início do império. Milhões de africanos foram trazidos à força para o Brasil, principalmente para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar, café e em outros trabalhos forçados. Muitos costumes foram transmitidos ao longo do tempo, de geração para geração, muitas vezes, por meio da oralidade, fazendo parte da cultura do nosso país. Neste contexto, o presente trabalho, em andamento no âmbito do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (MPECM/UFV), visa explorar as contribuições da cultura africana e sua herança nas aulas de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim sendo, esta pesquisa fundamenta-se na perspectiva do currículo em ação para trabalhar a temática “História e Cultura Afro-Brasileira" visando a valorização das raízes africanas do povo brasileiro. O currículo como prática social expressa e comunica significados permitindo ao professor o fortalecimento e a valorização dos educandos em suas diversidades culturais. A prática pedagógica será desenvolvida com uma turma do 2o ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do Município de Viçosa/MG, a partir da exploração da Geometria Sona. Esta tradição é patrimônio cultural do povo Quioco do Nordeste de Angola, caracterizada pela confecção de desenhos na areia, composta por pontos e linhas feitas com as extremidades dos dedos. O quadro teórico desta pesquisa assenta-se na Etnomatemática, na Educação Matemática Crítica e na Enculturação Matemática que fomentam o debate envolvendo a matemática escolar, as culturas e as relações de poder, a partir da valorização das tradições e saberes locais do conhecimento matemático. A metodologia é desenhada como pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Esperamos que os resultados enriqueçam as aulas de matemática numa abordagem antirracista e promovam a cidadania. É, também, intenção do trabalho favorecer a aplicação efetiva da Lei nº 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas brasileiras de educação básica.
Palavras-chave Africanidades, Currículo, Etnomatemática.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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