| Resumo |
O presente trabalho buscou analisar a variação da temperatura e da umidade do ar ao longo de um transect entre as cidades de Viçosa e Teixeiras MG, com o objetivo de observar e comparar os microclimas urbanos dessas localidades e as condições atmosféricas ao longo da rodovia. A pesquisa foi desenvolvida no mês de maio de 2025, nos dias 05, 12, 19 e 26, por meio da realização de transects, iniciando no Pavilhão de Aulas da Universidade Federal de Viçosa (UFV), passando pelo centro da cidade de Viçosa, seguindo pela Avenida Castelo Branco até Teixeiras, cruzando seu centro urbano e finalizando na saída da cidade, na rodovia de retorno para Viçosa. Para a coleta de dados, foi utilizado o equipamento Datalogger HOBO, capaz de registrar temperatura e umidade do ar em intervalos de 10 segundos, e também do aplicativo Avenza Maps para o georreferenciamento do trajeto. Os transects foram realizados em um veículo, com velocidade média de 40 km/h e duração aproximada de 45 minutos. Após a coleta, os dados foram refinados e analisados no software QGIS, utilizado para visualização espacial e da produção dos mapas comparativos, e o software R para a elaboração de gráficos estatísticos que ajudam a compreender as variações dos dados ao longo do trajeto. Os resultados evidenciaram que o centro urbano de Viçosa apresentou temperaturas mais elevadas em relação ao centro de Teixeiras, caracterizando um possível efeito de ilha de calor urbano. Em contrapartida, as menores temperaturas foram registradas ao longo da rodovia entre as cidades, onde predominam áreas menos urbanizadas e com maior cobertura vegetal. Quanto à umidade do ar, verificou-se que os valores mais baixos ocorreram no centro de Viçosa, aumentando gradativamente ao longo da rodovia e atingindo níveis mais elevados no centro de Teixeiras. Conclui-se, portanto, que a estrutura urbana e o uso e ocupação do solo influenciam diretamente os padrões de temperatura e umidade do ar, sendo o transect uma metodologia eficiente para a análise comparativa de microclimas urbanos e rurais em escala local. |