| Resumo |
A Inteligência Artificial (IA) tem provocado transformações significativas no cenário profissional contemporâneo, especialmente no setor de Gestão de Pessoas, ao ser progressivamente incorporada em atividades estratégicas como recrutamento e seleção de candidatos, avaliação de desempenho, monitoramento de produtividade e aperfeiçoamento de talentos. Essas mudanças exigem dos profissionais da área não apenas familiaridade com novas tecnologias, mas também a constante atualização de suas competências técnicas e comportamentais, a fim de atuarem de forma eficiente em contextos organizacionais cada vez mais dinâmicos, digitais e orientados por dados. Diante desse panorama, esta pesquisa teve como objetivo central analisar de que maneira a aplicação da IA pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento de competências específicas na área de Gestão de Pessoas. A metodologia adotada combinou uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases CAPES Periódicos e Scopus, com a análise qualitativa de dados coletados por meio de questionário de perguntas abertas aplicado a estudantes de disciplina de Gestão de Pessoas. A partir da análise dos trabalhos selecionados, foi possível identificar tendências, desafios e benefícios associados ao uso da IA na formação de profissionais de RH. Com base nesses achados, o estudo propôs estratégias pedagógicas para a inserção consciente e eficaz das tecnologias de IA no processo educativo, visando preparar profissionais mais alinhados às exigências do mercado de trabalho atual. As atividades propostas permitiram o uso prático de ferramentas de IA, aplicadas a dinâmicas relacionadas ao recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas. Os resultados preliminares apontaram que a integração da IA ao ensino - quando integrado a práticas mediadas, contextualizadas e orientadas eticamente - favorece aprendizagem mais prática, personalizada e interativa, além de contribuir para o alinhamento entre a formação acadêmica e as competências tecnológicas demandadas pelas organizações no cenário contemporâneo. |