Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20367

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Julia Oliveira dos Santos Barbosa
Orientador DIEGO COSTA MENDES
Outros membros Bárbara Maia Reis Souza
Título Inteligência Artificial, Aprendizagem e Desenvolvimento de Habilidades em Gestão de Pessoas: experimentos em sala de aula
Resumo A Inteligência Artificial (IA) tem provocado transformações significativas no cenário profissional contemporâneo, especialmente no setor de Gestão de Pessoas, ao ser progressivamente incorporada em atividades estratégicas como recrutamento e seleção de candidatos, avaliação de desempenho, monitoramento de produtividade e aperfeiçoamento de talentos. Essas mudanças exigem dos profissionais da área não apenas familiaridade com novas tecnologias, mas também a constante atualização de suas competências técnicas e comportamentais, a fim de atuarem de forma eficiente em contextos organizacionais cada vez mais dinâmicos, digitais e orientados por dados. Diante desse panorama, esta pesquisa teve como objetivo central analisar de que maneira a aplicação da IA pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento de competências específicas na área de Gestão de Pessoas. A metodologia adotada combinou uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases CAPES Periódicos e Scopus, com a análise qualitativa de dados coletados por meio de questionário de perguntas abertas aplicado a estudantes de disciplina de Gestão de Pessoas. A partir da análise dos trabalhos selecionados, foi possível identificar tendências, desafios e benefícios associados ao uso da IA na formação de profissionais de RH. Com base nesses achados, o estudo propôs estratégias pedagógicas para a inserção consciente e eficaz das tecnologias de IA no processo educativo, visando preparar profissionais mais alinhados às exigências do mercado de trabalho atual. As atividades propostas permitiram o uso prático de ferramentas de IA, aplicadas a dinâmicas relacionadas ao recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas. Os resultados preliminares apontaram que a integração da IA ao ensino - quando integrado a práticas mediadas, contextualizadas e orientadas eticamente - favorece aprendizagem mais prática, personalizada e interativa, além de contribuir para o alinhamento entre a formação acadêmica e as competências tecnológicas demandadas pelas organizações no cenário contemporâneo.
Palavras-chave Inteligência Artificial, Gestão de Pessoas, Ensino-aprendizagem.
Forma de apresentação..... Vídeo
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