Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20347

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Econômicas: ODS9
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Márcio Henrique Angelo Charles
Orientador JOSE CARLOS LOPES RIBEIRO
Outros membros Isabele Rocha Castellano, JOSE MARIA FRANCO DE CARVALHO, KLEOS MAGALHAES LENZ CESAR JUNIOR
Título Automatização da avaliação da capacidade de carga de pontes rodoviárias de concreto sobre longarinas via Método dos Elementos Finitos
Resumo No Brasil, o modal rodoviário é o principal meio de transporte, sustentado por uma extensa rede de Obras de Arte Especiais (OAEs), predominantemente constituídas por pontes e viadutos em concreto armado. Com o passar dos anos, o aumento progressivo do tráfego de veículos comerciais e especiais provocou alterações significativas nas exigências estruturais dessas obras, muitas vezes projetadas em contextos antigos, com parâmetros normativos e de carregamento já ultrapassados. Esse cenário evidencia a necessidade de reavaliação da capacidade de carga e do desempenho estrutural das OAEs existentes, de modo a garantir segurança, durabilidade e eficiência. Diante desse desafio, o Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (DEC-UFV), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), desenvolve o Sistema para Análise Estrutural de Pontes (SAEP), um software voltado à avaliação automatizada de pontes rodoviárias com base no Método dos Elementos Finitos (MEF). O SAEP conta com interface gráfica 3D, recursos de interoperabilidade BIM e permite a análise estrutural por meio do cálculo do Rating Factor (RF), índice estabelecido pelas diretrizes da norma AASHTO (2018), aplicado especialmente a pontes e viadutos em concreto. Este trabalho concentra-se no desenvolvimento do núcleo computacional do SAEP, implementando rotinas no ambiente de programação RAD Delphi 11. O processador numérico realiza o cálculo automático do RF, incorporando formulações de elementos finitos de barra e casca, bem como recursos para simulação de danos, geração de superfícies de influência e construção de envoltórias de esforços solicitantes. Após a validação do sistema, serão realizados estudos de caso em OAEs brasileiras reais, com diferentes geometrias, visando embasar uma análise crítica sobre o comportamento estrutural frente às demandas modernas de tráfego. Espera-se que os resultados que serão alcançados subsidiem intervenções mais eficazes nas OAEs existentes, contribuindo para o aprimoramento das práticas de gestão e manutenção de OAEs no Brasil.
Palavras-chave Pontes, capacidade de carga, Método dos Elementos Finitos
Forma de apresentação..... Vídeo
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